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Como deixar de ser chefe e se tornar um líder nos negócios?

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Como pode duas palavras com sentidos tão próximos terem, na verdade, significados tão opostos? O sentido é próximo porque ambas dão a ideia de comando. Entretanto, sabemos que comandar, tão somente, não basta. É preciso inspirar, motivar e desenvolver a equipe.

Por mais que seja natural – e até positivo –  buscar a história de grandes líderes, a fim de estabelecer um parâmetro para suas ações, é preciso ser autêntico, respeitar sua própria essência para convencer sua equipe. Personagens ou reprises não vão durar muito. O que não quer dizer que você não possa seguir alguns passos para revelar o líder que pode estar em você e que, certamente, fará toda a diferença em seus negócios.

Confira 10 passos para se tornar um líder:

1 – Gostar das pessoas é a base para a boa liderança porque o líder vai ser constantemente procurado para solucionar problemas. Sua forma de lidar com isso ajuda a conquistar o respeito de todos;

2 – Chefes firmam sua autoridade pelo medo. Líderes conquistam a admiração. A autoridade vem como consequência;

3 – Líderes enxergam e respeitam cada membro da equipe como um indivíduo com personalidade e dons exclusivos;

4 – Líderes se comunicam com seus liderados considerando a experiência humana de cada um. É isto que promove a confiança e a cumplicidade que são as bases da lealdade;

5 – Líderes estão abertos ao aprendizado. Eles apostam num ambiente de troca porque possuem a exata noção de que conhecimento compartilhado multiplica o patrimônio intelectual corporativo;

6 – Chefes buscam culpados. Líderes ajudam a encontrar a solução. O líder sabe que é parte da equipe e não apenas seu representante;

7 – Líderes sabem ouvir. Estar receptivo para as opiniões da equipe fortalece o vínculo e pode antecipar a solução de muitos problemas;

8 – Chefes dizem “vá”. Líderes dizem “vamos”!

9 – Seguindo todos os passos anteriores, você vai ter a estrutura para poder confiar em sua equipe. Uma vez que a confiança foi estabelecida, chegamos à nona dica: delegue!

10 – “A palavra ensina e o exemplo arrasta”, diz a famosa frase que, trazendo para o nosso tema, é o mesmo que dizer que a prática influencia muito mais do que o discurso. Motivar no campo das ideias não vai surtir o mesmo efeito que partir para a ação. Líderes não só podem, como devem arregaçar as mangas e se juntar à equipe na execução do que foi planejado.

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