Jovem, empreendedor, Raylan Fernandes, de 27 anos, é fundador e Ceo da Hunter.FM, uma das maiores rádios digitais do país, com ouvintes em todas a capitais brasileiras e no exterior. Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, a rádio tem quase dois milhões de acessos por mês e mais de três milhões de impressões de anúncios no mesmo período. Pode ser ouvida em todas as plataformas disponíveis. Possui inteligência de streaming que permite identificar e mapear seu público e os interesses de seus usuários. É a primeira rádio online brasileira a possuir o sistema próprio de mensuração de spot de áudio digital.
Antes de falar da rádio, precisamos falar das diferenças e dos avanços alcançados por esse veículo de comunicação tão exponente. A principal diferença entre as ‘web rádios’ e as rádios tradicionais é a forma de transmissão. As rádios AM/FM têm sua propagação através de ondas eletromagnéticas, enquanto as web rádios se difundem por meio de streaming de áudio, uma tecnologia de transmissão de dados via internet.
As ‘web rádios’ funcionam de maneira totalmente online, utilizando um servidor que emite os programas. Enquanto a forma de transmissão tradicional está limitada por questões geográficas, as chamadas ‘web rádios’ podem ser ouvidas em qualquer parte do planeta, desde que o usuário tenha um meio de acesso à internet.
Dessa forma, para ouvir uma rádio por meio analógico, a proximidade com a emissora de sinal é essencial. Já na web rádio, a distância não tem qualquer influência sobre qualidade, sendo preciso apenas garantir boa velocidade e qualidade de conexão. Muitas emissoras AM/FM lançaram-se também na internet para garantir o alcance de audiência. Essa foi a estratégia seguida por muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Boa parte das rádios na internet começou como uma estação tradicional, até que decidiram se aventurar no mundo digital.
Uma das principais vantagens da web rádio é o baixo custo envolvido. É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online e, em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor, representando uma grande economia.
Raylan Fernandes é obcecado por rádio, música e tecnologia. O jovem administrador fundou a Hunter.FM a partir de um passatempo. Em 2004, com apenas 13 anos, conheceu a primeira rádio pirata através de um tio que o supervisionava, a pedido da mãe, que trabalhava o dia todo. “Menino prodígio”, gostava também de vídeo game e fuçando a internet descobriu como produzir conteúdo no mundo das transmissões. Aliou isso ao gosto pela música pop, criou uma rádio online, com ‘playlists’ de músicas selecionadas e gravadas em um CD e enviava através de link para os amigos e parentes, na intenção de democratizar a descoberta e compartilhar a diversão. Na mesma época, criou um blog para ensinar e comentar sobre jogos de vídeo game. Para enriquecer a página, conseguiu desenvolver e inserir a rádio online no feed. Daí não parou mais. Com a percepção que a rádio se destacava mais que os jogos, a paixão passou a receber mais atenção e investimentos. Depois de muitas pesquisas para otimizar custos, na época altos para sua idade e limitados pela conexão que tinha, pesquisou até descobrir como desenvolver profissionalmente aquele projeto. A meta era transformar tudo aquilo em seu trabalho e a solução foi estudar e aprofundar o assunto para se manter e continuar fazendo o que gosta.
A Hunter.FM é uma rede de rádio online, possui 08 canais de música, de gêneros diferentes. Programada inicialmente para ter uma programação 100% musical e áudio impecável, teve um crescimento exponencial, atingindo logo o máximo de ouvintes no streaming, o obrigando a contratar novos servidores. A programação é ao vivo, atualizada constantemente com as gravadoras. Tem uma forte interação com seus ouvintes, que também ajudam a produzir conteúdo. Criaram uma equipe para desenvolvimento de tecnologia para garantir a qualidade de áudio, seguindo padrões internacionais.
“Diferente de tudo que existe hoje em rádio online, somos a primeira rádio a ter sistema exclusivo de métrica de audiência, motivados pela necessidade de acompanhamento dos dados em tempo real, criamos um painel próprio, onde o cliente acompanha em tempo real a entrega de sua campanha”, garante Raylan Fernandes, criador do sistema de mensuração digital que permite ao cliente acompanhar a entrega de sua campanha durante todo o período de veiculação, em tempo real, permitindo a interação do cliente na personalização dos spots de áudio da campanha para seu target, como por exemplo, a mesma mensagem para diferentes cidades, falando diretamente ao ouvinte em sua região.
Existem alguns adservers que fazem essa medição de audiência, porém são sistemas fechados, auditados, que monitoram os dados e garantem a entrega no período, mas não permitem ao cliente interatividade com conexão externa. A Hunter.FM é a primeira rádio online a ter esse sistema exclusivo para medir audiência de inserção de anúncio. “Antes disso, o cliente comprava espaço estimando o alcance através de mapas de pesquisas. No meio digital, o cliente compra a entrega. Conosco, o cliente compra certeza de audiência. Esta tecnologia já é conhecida e utilizada por plataformas de streaming como o Spotify, Deezer, YouTube entre outras. O grande destaque aqui, é que, foi desenvolvida uma tecnologia para integrar estes padrões em uma rádio, com toda a sua complexidade, pois não é apenas um player que reproduz música, é um ecossistema de transmissão ao vivo.”, completa Raylan.
A tecnologia desenvolvida pela Hunter.FM não se limita somente em veicular o spot de áudio digital através do player, possibilitando veicular o spot de áudio diretamente nos servidores de streaming da emissora, que é a raiz de transmissão de uma rádio online, garantindo a entrega e metrificação das veiculações em milhares de dispositivos utilizados pelos ouvintes.
Na pandemia os resultados foram além do esperado. Com muitas pessoas trabalhando em casa, a rádio teve seus acessos multiplicados. Segundo Raylan, esse foi o ano de maior crescimento da Hunter.FM e as expectativas são as melhores possíveis, com a chegada da internet 5G, espera ver seus números saltarem ainda mais. Dividindo a direção da rádio com seu sócio Gustavo Monari, formado em Ciência da Computação e o responsável pela implementação das ferramentas de melhoramento da emissora, Raylan garante que esse modelo de emissora vai revolucionar as mídias eletrônicas por ter boa aceitação dos ouvintes e serem grandes aliadas dos anunciantes. São as novas mídias revolucionando a comunicação.