Nesta terça-feira (10/8), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) enviou ofício à Secretaria de Saúde solicitando devolução de 14 ventiladores pulmonares emprestados à pasta, mas que pertencem ao hospital administrado pelo instituto. Segundo o documento, o Iges já enviou outros dois ofícios pedindo o retorno dos equipamentos.
O Iges é uma entidade privada de serviço social e administra duas unidades de saúde no Distrito Federal: o Hospital de Base e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Os ventiladores pertencem ao HRSM, mas foram cedidos ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mantido pela Secretaria de Saúde, no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.
“O HRSM, logo após o início da pandemia de Covid-19, juntamente com o Hran, se tornou também unidade de referência no tratamento de pacientes acometidos com de Covid-19, estando até o presente momento e sem previsão de desmobilização, como referência no tratamento desse perfil de pacientes, contando com 40 leitos de UTI Covid e 15 leitos de UCI Covid, além do P.S. Covid”.
Fonte : Metrópoles.