A poucas horas do fim, a Black Friday 2021 no Brasil teve lojas com pouca movimentação e descontos mornos no e-commerce. Entre as justificativas, estão o alto índice de inflação do país e a desvalorização do real frente ao dólar.
Levantamento realizado pela Neotrust aponta que o número total de compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h desta sexta (26) chegou a 5,6 milhões — praticamente a mesma quantidade registrada em 2020.
Ao todo, o valor faturado até às 17h foi de R$ 4 bilhões – um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Pela primeira vez, a categoria de alimentos apareceu na lista dos 10 itens mais procurados pelos brasileiros na data, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. O número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%.
Recife
Em Recife, Pernambuco, as primeiras horas do dia começaram com pouco movimento, mesmo com o comércio abrindo mais cedo. Ainda assim, algumas pessoas chegaram nas primeiras horas da manhã em busca de promoções de televisões, fraldas e outros itens.
Grávida de oito meses, a dona de casa Laisa Santana, de 21 anos, contou que reservou a data para procurar os últimos itens do enxoval da filha em shoppings da capital.
“Viemos atrás de fralda, mas estou vendo que não está valendo a pena. Ano passado, eu vi a mesma marca por R$ 4 a menos. Tudo está mais caro. Só vou levar porque já estou aqui”, relatou.
A dona de casa costuma frequentar as promoções da Black Friday e percebeu uma diminuição na quantidade de pessoas nas lojas. “Está tudo calmo demais. Acho que o pessoal está sem dinheiro e as coisas estão caras demais. Não tem para que acordar cedo e vir atrás”, disse.
Fonte: G1.