Ao todo, serão adquiridos 41 aparelhos para o Hospital de Base, entre eles, uma ressonância de última geração
Nesta semana, o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Gislei Morais, assinou quatro convênios com o Ministério da Saúde (MS) para comprar 41 equipamentos novos para o Hospital de Base do Distrito Federal (IGESDF). Entre eles, está uma ressonância magnética para exame de imagem de alta definição, com a tecnologia mais avançada existente no mercado atualmente.
Também estão na lista dos convênios 34 aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins, um litotriptor extracorpóreo para retirada de cálculo renal (popularmente conhecido como pedras nos rins) e um angiógrafo para realização de exames nos vasos sanguíneos.
Outros aparelhos são dois ultrassons para otimização de diagnóstico de pacientes oncológicas da ginecologia, um vitreófago para cirurgias oftalmológicas, um broncoscópio para fazer exames nas vias áereas e serra cirúrgica para expansão dos serviços de cirurgia cardíaca.
Os convênios foram assinados após a Assessoria de Relações Institucionais (Asrei) habilitar o IGESDF para receber recursos federais, ou seja, emendas parlamentares e verbas de programas federais. Os convênios foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).
“Modenizar o parque tecnológico do Hospital de Base, que é uma unidade que atende pacientes de maior complexidade, é de fundamental importância, porque com equipamentos modernos vamos atender com mais agilidade, reduzindo filas e ampliando serviços”, disse a assessora de Relações Institucionais, Adriana Cooke.
Segundo ela, agora, a Asrei vai dar continuidade aos trâmites legais dos convênios. Dessa forma, em fevereiro será iniciada a licitação que será publicada na Plataforma Mais Brasil do governo federal.
Texto: Ailane Silva/ Ascom IGESDF
Foto: Davidyson Damasceno/ Ascom IGESDF