O ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro foi tomou posse como ministro da Defesa nesta segunda-feira (2). Em seu discurso, Múcio falou sobre papel das Forças Armadas no território nacional e afirmou que os militares se posicionam a serviço da democracia.
“As Forças Armadas sempre se posicionaram a serviço da paz, da democracia, do respeito as instituições e da cooperação com seus vizinhos. Nossa história mostra que a Marinha, Exército e Aeronáutica são instituições do Estado”, disse.
Leia Mais
Ministros do governo Lula começam a assumir cargos a partir desta segunda (2)
Saiba quem é José Múcio Monteiro, que será ministro da Defesa no governo Lula
Coaf fará parte do Ministério da Fazenda no governo de Lula
O novo ministro também elogiou e agradeceu ao seu antecessor, general Paulo Sérgio Nogueira, pela “cortesia e eficiência no processo de transição do cargo”.
Múcio tem longa carreira política e já foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, entre 2007 e 2009, no segundo mandato de Lula.
Em 2009, se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e em 2018, foi eleito como presidente do TCU, para um mandato de um ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Forças Armadas sempre se posicionaram a serviço da democracia, diz novo ministro da Defesa no site CNN Brasil.