O Santos perdeu para o Guarani por 2 a 0 nesta quarta-feira, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Essa foi a primeira derrota de Odair Hellmann no comando do Peixe. Na visão do técnico, os gols sofridos no começo dos dois tempo prejudicou a sua estratégia. O comandante ainda lamentou a falta de eficiência do setor ofensivo.
“Quando você leva dois gols, um com cinco minutos do primeiro tempo e outro aos 20 segundos do tempo, tudo que foi montado em questão de estratégia vai para um outro plano. Sai do treinamento. O jogo se transforma e você tem que buscar soluções. Demoramos uns 25 minutos para entrar no jogo. O adversário ganhou confiança com o gol. Depois que tranquilizamos o jogo, entramos na partida, mas faltou o outro lado, de acabar melhor a jogada. No segundo tempo mudamos a estratégia, outra variação para continuar com volume, ser mais incisivo. Levamos um gol com 20 segundos e a estratégia teve que se redobrar para buscar o resultado, algo que não conseguimos”, disse.
“Tentamos forçar o passe por dentro, tínhamos que desequilibrar pelos lados, onde conseguimos chegar, ter cruzamentos e finalizações. No segundo tempo até tivemos mais volume, mas não transformamos isso em gol. Montamos uma estratégia no intervalo e ela se tornou muito difícil com o gol aos 20 segundos. Não fizemos uma boa partida e vamos melhorar. Precisamos buscar um equilíbrio defensivo e ofensivo e de resultados”, completou.
Para este jogo, Odair mexeu na escalação do Alvinegro Praiano. Ele escalou o time com três volantes e não com quatro atacantes, como fez na vitória sobre o Mirassol. O treinador afirmou estar buscando alternativas para o meio de campo, que foi um dos aspectos mais criticados nestes dois jogos da temporada.
“Estamos buscando a solução. Hoje saímos com três jogadores no meio de campo, três jogadores que tem condição de marcação, jogar e passe. A gente teve, depois dos 10 minutos do primeiro tempo, estabilizamos mais. Tentamos fazer com um jogador de mais posse. A estratégia tinha tudo para dar certo. Mas saímos atrás do placar muito cedo e isso gera outras instabilidades. Essa busca do meio de campo, estamos fazendo nos treinamentos e jogos. Vamos buscar essa evolução, essas peças e características que se encaixem e que deem uma estabilidade para a equipe, tanto ofensivamente quanto defensivamente”, analisou.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano caiu para a terceira colocação do grupo A da competição, com os mesmos três pontos do Botafogo-SP, que está em segundo. O líder é o Red Bull Bragantino, com quatro.
O Santos volta a campo agora no domingo, quando encara o São Bernardo, pela terceira rodada do Paulistão. A bola rola no gramado do Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, a partir das 18h30 (de Brasília).
“Vamos ter muito trabalho, sabíamos disso. Precisamos trabalhar muito para estabilizar e equilibrar ofensiva e defensivamente. Assim você fica mais forte e vai se entrosar melhor. O seu jogo vai para campo com mais facilidade e leveza. Nos últimos dois anos vem com uma dificuldade grande. Vamos buscar evolução. Os jogadores sabem disso. Não falta disposição. Quanto mais oscilação de resultado, menos confiança. Temos que ter calma. Temos que tirar lições nas vitórias e derrotas. São aspectos que precisamos evoluir. É duro evoluir com derrota, mas precisamos”, finalizou Odair.
O Santos volta a campo no próximo domingo pela 3ª rodada do #Paulistão. pic.twitter.com/pGbO0CZYZt
— Santos FC (@SantosFC) January 19, 2023
O post Odair admite má atuação do Santos e busca soluções para o meio de campo: “Vamos ter muito trabalho” apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.