O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) montou uma comissão formada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelo vice-presidente e ministro da Industria, Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), com o objetivo de buscar recursos extras para serem destinados às Forças Armadas.
A informação foi dada à CNN pelo próprio ministro da Defesa.
“Vamos montar uma comissão coordenada pelo ministro da Defesa e da Indústria para buscar recursos. A ideia é investir na indústria na defesa para fortalecer a defesa incentivar a tecnologia e gerar emprego”, disse à CNN o ministro José Múcio Monteiro.
Leia mais
“Entendo que não houve envolvimento direto das Forças Armadas” em atos, diz Múcio
Ministro da Defesa, José Múcio é alvo de fogo amigo após reunião com Lula
Em encontro com empresários, Múcio diz que Defesa precisa de “dinheiro extra-orçamentário”
A avaliação de governistas ouvido pela CNN é que os recursos previstos no Orçamento deste ano são insuficientes para alavancar a indústria de Defesa no país, tema central na reunião de Lula hoje com os comandantes militares.
As primeiras ideias ventiladas foram estruturar projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) e também buscar fundos para financiar projetos das Forças Armadas. Falou-se, por exemplo, em retomar a construção de estaleiros, área de interesse da Marinha.
O enfoque econômico foi, segundo outras fontes ouvidas pela CNN que participaram da reunião, a forma pela qual Lula encontrou para distensionar o ambiente político com as Forças Armadas. Foi por esse motivo que ele convidou empresários para a conversa.
Participaram do encontro Lula, Múcio e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
De acordo com Múcio, o encontro foi para discutir a indústria de Defesa do Brasil, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, o presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho, que também auxiliará nos trabalhos da comissão.
Os comandantes chegaram a levar relatórios sobre seus projetos estratégicos.
Mas, diante da sinalização de Lula, de que a ideia era oferecer algo mais ampliado e com relação à Estratégia Nacional de Defesa e ao desenvolvimento da indústria de Defesa no país, ficou acertado que seria melhor criar um grupo específico para debater alternativas para que mais recursos fossem injetados nesta área.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Múcio diz à CNN que governo montou comissão para buscar recursos extras para militares no site CNN Brasil.