O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desembarcaram em Buenos Aires às 21h03 deste domingo (22), onde o chefe do Executivo vai cumprir sua primeira agenda internacional no terceiro mandato.
Lula e Haddad vão participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um dos principais blocos de debates políticos da região. Enquanto estiver fora, o vice Geraldo Alckmin (PSB) será presidente interinamente.
Leia Mais
Lula embarca à Argentina; Alckmin assume Presidência da República
Em visita a Roraima, Lula promete atendimento médico aos povos Yanomami
Lula demite comandante do Exército
O encontro acontece na capital argentina na terça-feira (24). Criado no final do segundo mandato de Lula, a Celac é formada por 33 países e tem o objetivo de fomentar a cooperação para o desenvolvimento e a concertação política. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro suspendeu sua participação no bloco em janeiro de 2020.
Lula quer priorizar a reaproximação com lideranças estrangeiras durante o primeiro ano de governo, algo que já vem fazendo desde que venceu as eleições no fim de outubro passado. Desde então, o presidente viajou para o Egito, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), e para Portugal.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula e Haddad chegam à Argentina para cumprir primeira agenda internacional no site CNN Brasil.