O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (24) com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Pelo Twitter, o brasileiro postou uma foto com o Díaz-Canel, com a legenda: “O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo”.
Lula está na Argentina para o encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Além do presidente cubano, Lula teve encontros com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com o diretor-geral da Food and Agriculture Organization (FAO), QU Dongyu.
Leia mais
Mais de 1.000 atendimentos ao povo Yanomami já foram realizados após a crise, diz governo
Lula resiste, mas parte da base governista insiste em CPI sobre ataques em Brasília
Posse de Lula custou R$ 628 mil, 42% menos do que a de Bolsonaro
Essa é uma das primeiras ações para reposicionamento das relações exteriores do país no Governo Lula, o que foi constantemente pontuado na campanha eleitoral do petista, marcando também a volta do Brasil ao encontro. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia suspendido a participação brasileira em janeiro de 2020.
Na quarta-feira (25), o chefe de Estado brasileiro deve ir ao Uruguai, onde encontrará o presidente Luis Alberto Lacalle Pou.
No mês que vem, no dia 9 de fevereiro. está prevista a ida do petista aos Estados Unidos, onde tem agenda com Joe Biden prevista para o dia seguinte.
Estava previsto para que Lula se encontrasse com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Porém, a reunião foi cancelada pelo governo de Caracas. A informação é de Tainá Falcão, repórter da CNN.
(Com informações de Tiago Tortella)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula se encontra com presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel no site CNN Brasil.