Na tarde desta sexta-feira (27), a Conmebol informou que a próxima Copa América será sediada nos Estados Unidos. A confederação também anunciou uma parceria com a Concacaf para fortalecer e desenvolver o futebol das duas regiões.
Associação estratégica com a @Concacaf
Promovendo o desenvolvimento do futebol na região! #AcrediteSempre pic.twitter.com/qrE8rRnC9M
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) January 27, 2023
Para a competição de 2024, foi revelado que as 6 melhores equipes da Concacaf participarão do torneio como convidadas. A qualificação desses países acontecerá através da Liga das Nações Concacaf 2023/24. A Copa América feminina também contará com seleções da região como participantes.
A escolha dos Estados Unidos como sede também está relacionada com a Copa do Mundo, já que os norte-americanos sediarão a edição de 2026. Com isso, a Copa América servirá como uma preparação para o maior evento do planeta.
As duas confederações também anunciaram que estão planejando organizar uma competição entre clubes das duas regiões. O torneio seria entre quatro equipes, duas de cada entidade. A Conmebol ainda revelou que o planejamento é para que a competição comece em 2024.
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, contou que as ações fazem parte de um projeto de união entre as duas confederações: “A Conmebol e a Concacaf estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas, acima de tudo, estamos unidos por uma paixão pelo futebol e pelo esporte que é característica de toda a América. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos”.
O post Conmebol anuncia que Copa América de 2024 será nos Estados Unidos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.