Paulim Diolinda trocará experiências com músicos, compositores, poetas e estudantes do Ensino Médio
As escolas de ensino médio são celeiros de jovens ávidos e talentosos que merecem ter a oportunidade de apreciar e produzir obras culturais que possuam qualidade de conteúdo e temática. A partir dessa ideia, nasceu o projeto “Música e Poesia nas escolas”, que chegará às 11h e às 16h50, nesta sexta (24/02), aos alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 02, do Gama. Serão apresentadas composições do poeta e letrista Paulim Diolinda fruto da parceria com o músico Zémiguel Rodrigues, e participação especial do músico Jairo Mendonça. O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF.
O projeto foi iniciado no Gama em 21 de novembro de 2019, com uma apresentação no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) e duas no CEM 03.
Paulim Diolinda não esconde a satisfação em executar esse projeto. “É muito gratificante poder fazer essa circulação em quatro escolas de ensino médio do Gama com apresentações musicais e recitais de poesia. São oito sessões gratuitas de música e poesia de qualidade para os estudantes de Gama. E a resposta tem sido incrível !”, revela o compositor.
Ele também explica que “Música e Poesia nas Escolas” valoriza o compositor, que é uma figura fundamental para o desenvolvimento e a própria existência da música, sendo o responsável pela criação, inovação, detentor dos direitos autorais e que, muitas vezes, é esquecido pela mídia e sociedade, prevalecendo os intérpretes que levam ao grande público a criação do letrista.
“Essa jornada leva um trabalho autoral de MPB regional para contribuir com a diversidade sonora do ambiente escolar. Incentivamos o debate pedagógico sobre o processo de compor.
Claro que com espaço para que os estudantes mostrem seus trabalhos de música, poesia e literatura, como participação especial, contribuindo assim com a difusão, distribuição e disponibilização da diversidade cultural produzida nas escolas de ensino médio do Gama”, fala o poeta.
Paulim finaliza ressaltando que o projeto pretende implantar a ideia do protagonismo cultural com a finalidade de fomentar e incentivar novos apreciadores e criadores de obras poéticas e musicais contemporâneas que além do aspecto empírico e criativo, também envolvem a organização, o compromisso e o trabalho.
Paulim Diolinda
Poeta, compositor e dramaturgo, tem sua inspiração fecundada pela riqueza e pujança cultural de Olinda (PE). O artista trouxe para o planalto central a magia e o encanto dos cantadores, trovadores e repentistas. Sua obra foi registrada em diversos CDs de artistas consagrados no DF e no Brasil: Carlinhos Piauí (in memoriam), Jairo Mendonça, Luth Peixoto, Gilvan Santos, Magda Caffé, banda Só Pra Xamegar e Cleyson Batha. O poeta lançou seu primeiro CD com o patrocínio do FAC, intitulado “Paulim Diolinda Noutros Cantos “, onde registrou canções em parcerias com Zémiguel Rodrigues, Jairo Mendonça e outros, cantadas por uma gama de bons intérpretes.
Serviço:
O quê: Projeto “Música e Poesia nas escolas” – composições do poeta e letrista Paulim Diolinda fruto da parceria com o músico Zémiguel Rodrigues, e participação especial do músico Jairo Mendonça
Quando: Nesta sexta (24/02), às 11h e às 16h50
Onde: Centro de Ensino Médio (CEM) 02, do Gama
O projeto foi iniciado no Gama em 21 de novembro de 2019, com uma apresentação no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) e duas no CEM 03
“Música e Poesia nas escolas” conta com o patrocínio do FAC-DF.
Informações: (61) 99901-3822
Assessoria de Imprensa – Marcos Linhares (61) 99905-5905