O deputado distrital Rogério Morro da Cruz, se reuniu na tarde desta quinta-feira (31), com o Secretário de Estado de Projetos Especiais (SEPE) Jorge Azevedo Filho, o Subsecretário de Estruturação e Gestão de Projetos, Danilo Ricardo de Mota Moura, e demais assessores da pasta, para tratar da criação do laboratório farmacêutico do Distrito Federal, tal qual o da Fiocruz e das forças armadas.
Na oportunidade ficou acertado a constituição de um grupo de trabalho, com representantes da Secretaria de Saúde e da SEPE para dar início à elaboração dos estudos técnicos visando a implantação da unidade.
A criação do laboratório vem sendo debatida desde 2021, mas, devido a algumas indefinições, principalmente orçamentária, o processo foi paralisado. Porém, com apoio de Rogério Morro da Cruz, que se comprometeu a apresentar emenda ao projeto de orçamento do DF para 2024, objetivando a contratação de consultoria destinada a desenvolver estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, o processo de implantação do laboratório será levado adiante.
O modelo de contratação se dará na forma de parceria público-privada (PPP), possibilitando o fornecimento de medicamentos mais baratos ou a custo zero para a população, principalmente para as pessoas mais carentes.
“A criação do laboratório farmacêutico público, será de grande importância para atender as pessoas mais carentes e incentivar a pesquisa e fabricação dos medicamentos e vacinas para que não haja desabastecimento na rede publica”, afirma Rogério Morro da Cruz.
O post LABORATÓRIO FARMACÊUTICO PODE VIRAR REALIDADE NO DF apareceu primeiro em Donny Silva.