O Republicanos é um partido tipo “camaleão”, fato fácil de ser comprovado pelo seu histórico ao longo dos anos
No Distrito Federal, por exemplo, o partido, presidido pelo empresário Wanderley Tavares (foto), surfou com cargos no governo do petista Agnelo Queiroz (2011-2014), mas na reta final das eleições de 2014, pulou para o barco do socialista Rodrigo Rollemberg (PSB), que acabou ganhando a eleição. Com isso, a sigla garantiu e ampliou cargos.
Em 2022, com a direita em alta principalmente no Distrito Federal, o Republicanos apoiou a reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB) e a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Em abril daquele ano, o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, chegou a gravar um vídeo.
“O Republicanos é o verdadeiro partido conservador do Brasil, que defende a família, as tradições e os valores do nosso povo. Isto, é claro, sem perder de vista a importância do trabalho, da liberdade econômica e do progresso tecnológico. Vejam a minha mensagem sobre a essência do nosso partido, que está sendo veiculada nos canais de TV”, dizia Pereira no vídeo que buscava o voto da direita. E conseguiu!
Entretanto o partido mudou de discurso e posicionamento, e neste ano ingressou na base de sustentação do pífio governo comunista-esquerdista de Lula, que afugenta investidores, persegue conservadores, apoia o aborto, a descriminalização das drogas, que fecha lojas e fábricas, cria mais impostos e que está afundando as finanças do Brasil. Qual será o discurso do Republicanos para o eleitor em 2026? E agora? Por quê mudou o discurso? E o lance de ser “partido conservador”? Era piada, pegadinha ou mentira mesmo?
VOTOS DA DIREITA
Em 2022, com o bolsonarismo em alta no Distrito Federal, o Republicanos surfou na onda e elegeu três deputados federais (Fred Linhares, Júlio César e Gilvan Máximo), além de eleger um deputado distrital e uma senadora.
Com a reeleição de Ibaneis Rocha no primeiro turno das eleições de 2022, o Republicanos manteve espaço no GDF e, neste ano, com o inicio do segundo mandato do governador, ampliou bastante o número de cargos.
TENSÃO NOS BASTIDORES
Mas segundo fontes, o que têm irritado bastante o Buriti ultimamente não são os boatos sobre uma eventual candidatura majoritária do Republicanos em 2026. O que de fato tem irritado o governo, é a postura do Republicanos que tem feito vistas grossas diante dos ataques do deputado federal e apresentador Fred Linhares, contra a Saúde do Distrito Federal através de suas redes sociais.
É preciso lembrar que Linhares é o mandatário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal que possui dezenas de cargos comissionados indicados por ele, que se esquece que é governo. Parece que ele não têm prestado atenção às inúmeras e louváveis ações do governo de Ibaneis Rocha na área da Saúde, como por exemplo, em grandes investimentos na modernização de equipamentos, construção de hospitais, UPAs e Unidades Básicas de Saúde, além da contratação de profissionais de saúde para atender a demanda da população.
O Republicanos tem vários outros cargos no GDF, inclusive na Secretaria de Mobilidade. Com tantos cargos, o partido precisa definir se deixa o barco de Ibaneis agora ou não, porque já está ficando feio a sigla dizer que está na base do governador mas que sonha com outros planos para 2026. Não dá para ficar em cima do muro.
Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos
Se o partido quer ser protagonista na corrida ao Buriti em 2026, que então abra mão agora dos muitos cargos que possui no governo de Ibaneis Rocha. Ou que assuma ser governo de vez!
Não dá pra fingir que é amigo enquanto prepara a puxada do tapete…
O post De olho na cadeira de Ibaneis? Republicanos e o ataque à Saúde do DF apareceu primeiro em Donny Silva.