Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de especialização em saúde mental e atenção psicossocial, promovido pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O edital, divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (2/5), abriu 30 vagas para a formação.
O curso terá 12 meses de duração, e carga de 364 horas, divididas entre seis módulos e com aulas a distância. A parte pedagógica das atividades será coordenada pela Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). O objetivo da instituição é favorecer o desenvolvimento e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, além de apoiar pesquisas na área.
As aulas com os instrutores ocorrerão às quintas-feiras, das 19h às 22h, por meio de atividades remotas síncronas e assíncronas. É essencial que o candidato tenha disponibilidade de horário para participar dos encontros virtuais e se dedicar aos estudos para os seminários, testes e trabalho de conclusão de curso (TCC).
Entre as vagas, 23 serão distribuídas para profissionais da saúde e da educação que atuem em instituições públicas com setores relacionados à saúde mental e à atenção psicossocial. As outras sete se destinam à comunidade.
As inscrições, porém, exigem os seguintes pré-requisitos: vínculo profissional com a área de saúde mental e atenção psicossocial; curso superior completo; dedicação de, no mínimo, 10 horas semanais para desenvolvimento das atividades a distância do curso; ter disponibilidade de computador com acesso à internet; e contar com endereço de e-mail ativo.
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pelo site da Fepecs até terça-feira (7/5). No ato do registro, o interessado precisará anexar documentos e enviar um memorial descritivo, que consiste de demonstrar vivência na área de saúde mental, a articulação dela com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a intenção com a pesquisa que será elaborada como trabalho de conclusão de curso.
Apesar de as atividades serem custeadas pela Fepecs, em caso de desistência, reprovação ou cancelamento de matrícula, o aluno deverá ressarcir ao erário o valor correspondente ao curso, estipulado em R$ 10 mil.
A especialização focará no cuidado da pessoa em sofrimento mental e parentes dela, à luz do modelo de atenção psicossocial.
No fim do curso, o participante conseguirá planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de atenção psicossocial, bem como identificar necessidades territoriais e articulá-las em redes intersetoriais a partir dos paradigmas propostos pela clínica da atenção psicossocial.
Cronograma
Inscrição: até terça-feira (7/5)
Resultado final e convocação para matrícula: 21 de maio
Aula magna inaugural: 23 de maio
Com informações da Agência Brasília