O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, foi considerado o quinto melhor do mundo pelo ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira (9/7).
A empresa especializada em serviços jurídicos para passageiros que tiveram a experiência de um voo cancelado, atrasado ou superlotado analisou um total de 239 aeroportos, que foram avaliados por 17,5 mil usuários de 64 países. O levantamento analisou dados de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024, em três categorias:
Pontualidade dos voos;
Opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza);
Qualidade das lojas e dos restaurantes.
O Aeroporto Internacional de Brasília obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos, 8 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade de alimentação e lojas, alcançando 8,32 como nota final.
O aeroporto de Hamad, no Qatar, ficou com a primeira colocação, seguido pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, em segundo lugar, e do Aeroporto Chubu Centrair, no Japão, na terceira posição.
No ranking dos 20 melhores, o Brasil aparece com quatro aeroportos na lista:
Aeroporto Internacional de Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek (5º);
Aeroporto de Belém/Val-de-Cans , no Pará (9º);
Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes (14º);
Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Tancredo Neves (19º).
Já outros oito aeroportos estão entre os 100 melhores do ranking, entre eles, o Aeroporto Internacional Salgado Filho (26º), em Porto Alegre; o Aeroporto Internacional de Guarulhos (59º), em São Paulo; e o Aeroporto Internacional do Galeão (67º), no Rio de Janeiro.