Com base no eixo temático de saúde e bem-estar as ações relacionadas aos programas de qualidade de vida no trabalho de prevenção e promoção de saúde da política de segurança – o DF Mais Seguro -, um acordo de cooperação técnica (ACT) foi firmado nesta semana entre o Serviço Social do Comércio – Departamento Regional do Distrito Federal (Sesc) e a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP). O termo estabelece cooperação mútua entre os órgãos por meio do desenvolvimento de ações conjuntas na área de saúde bucal, física, mental, social, cultural, esportiva e lazer aos policiais militares, civis e bombeiros militares do DF.
“A saúde mental e física dos servidores da segurança pública é uma das prioridades da política de segurança do DF, por meio do DF Mais Seguro”, afirma o titular da SSP, Sandro Avelar. “Estamos atuando em diferentes áreas, firmando parcerias e em busca de ações que tenham como foco a saúde mental e a valorização de nossos profissionais. Neste segmento, temos um centro de apoio biopsicossocial em construção, passamos a fazer parte do programa de atendimentos psicológicos do Ministério da Justiça e estamos apoiando ações específicas em cada força de segurança.”
Saúde da corporação
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressalta que as forças de segurança têm ajudado na realização dos projetos sociais, nos grandes shows, nas corridas de rua e no projeto Fecomércio Mais Perto de Todos, que leva serviços gratuitos para as comunidades das regiões administrativas.
“Vamos cuidar daqueles que cuidam, dar atenção ao ser humano e garantir que estejam bem para que nossa cidade continue a ser um dos melhores lugares para se viver”
Coronel Ana Paula Habka, comandante-geral da PMDF
“Por isso, é extremamente gratificante ajudar aqueles que protegem a nossa população, retribuindo com esse acordo de cooperação que foca a saúde mental e a qualidade de vida desses profissionais. Isso beneficia também as corporações e a população do Distrito Federal, que ganham com a melhoria do serviço de segurança”, reforça o gestor.
Os primeiros a receberem as ações, por meio de um plano de trabalho que será executado em etapas, serão os policiais militares, que terão atendimento psicológico e psiquiátrico. “Vamos cuidar daqueles que cuidam, dar atenção ao ser humano e garantir que estejam bem para que nossa cidade continue a ser um dos melhores lugares para se viver”, resume a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka.
Serviços
Foram contratados dez psicólogos para o início do atendimento junto à PMDF, com início das consultas previstas para este mês. Os colaboradores passaram por uma capacitação de uma semana com o Sesc, juntamente com a PMDF, o que foi importante para adaptação e melhor entendimento das necessidades da corporação.
O acordo tem vigência de 12 meses, com previsão de atendimento multidisciplinar e ações conjuntas nas áreas de saúde bucal, física, mental, social, cultural, esportiva e de lazer dos servidores da Segurança Pública.
Também estão previstas ações ligadas ao bem-estar, como eventos culturais, pacotes de turismo, atividades em academias, competições e demais serviços oferecidos pelo Sesc, conforme a disponibilidade de vagas.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF