spot_img

Servidores do SLU concluem curso de gerenciamento de resíduos sólidos no Japão

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Nos últimos 40 dias, os servidores do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Victor Alexsander e Lorena Brasil, concluíram com sucesso o curso “Municipal Solid Waste Management Practice”, no Japão, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Esta iniciativa representa um passo significativo para a inovação e o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal.

Os servidores do SLU Lorena Brasil e Victor Alexsander foram responsáveis por elaborar um plano voltado para combater o descarte irregular de resíduos domiciliares e entulho, com a ambição de reduzir esse problema em até 50% nos próximos cinco anos em Brasília | Foto: Divulgação/SLU

Victor Alexsander, da Coordenação de Geoinformação, compartilhou sua experiência enriquecedora durante os 40 dias no Japão. De acordo com o servidor, ter realizado a capacitação no Japão foi uma experiência transformadora e enriquecedora. “Receber uma bolsa da Jica para participar do curso foi uma oportunidade única que me permitiu mergulhar profundamente no interessante sistema japonês de gerenciamento de resíduos sólidos,” comemorou Victor.

Durante o curso, os servidores foram expostos a uma combinação de aulas teóricas e visitas técnicas, que ampliaram significativamente seu entendimento sobre a coleta, tratamento intermediário e disposição final de resíduos sólidos. Victor destacou a importância das estratégias inovadoras aprendidas para reduzir a geração de resíduos, como campanhas educacionais e a aplicação dos princípios dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Um dos pontos altos do curso foi o desenvolvimento de um plano de ação específico para Brasília. Os servidores do SLU foram responsáveis por elaborar um plano voltado para combater o descarte irregular de resíduos domiciliares e entulho, com a ambição de reduzir esse problema em até 50% nos próximos cinco anos. Com a nova formação, Victor e Lorena retornaram confiantes de que, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos, o SLU poderá fazer uma diferença significativa para a população do Distrito Federal.

“Estou ansioso para aplicar todo o aprendizado na Coordenação de Geoinformação, onde os conhecimentos em análise e otimização de roteiros de coleta serão muito úteis. Assim, poderei contribuir de maneira efetiva para o aprimoramento do gerenciamento de resíduos sólidos no Distrito Federal”, disse Victor.

*Com informações do SLU

 

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS