Após completar 91 dias sem chuvas, o Distrito Federal recebeu nesta quarta-feira (24/7) alerta laranja de baixa umidade, segundo informe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os números abaixo do normal foram observados já na tarde dessa terça-feira (23/7), no Gama, que registrou umidade relativa de 19% por volta das 15h.
Segundo dados divulgados pela plataforma, a expectativa é que durante a tarde desta quarta (24) a umidade relativa do ar chegue a valores entre 20% e 12%, colocando o DF em estado de perigo à saúde e de maior risco de incêndios florestais.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves explica que o avisos, que se estendem para toda região do Distrito Federal e parte do Entorno, são pontuais e servem para colocar a população em alerta.
“Não quer dizer que o DF vai ficar a tarde inteira com a umidade abaixo de 20%, mas sim que algumas regiões podem chegar a esses valores durante os períodos mais quentes do dia, de 15h às 16h”, explica o especialista.
Rumo aos 100 dias sem chuvas
Ainda segundo Heráclio, o DF deve permanecer em, pelo menos, estado amarelo de baixa umidade – entre 30% e 20% – até o final do mês. E para agosto e setembro, quando os índices podem chegar a menos de 12% – nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, a previsão do instituto é de que os avisos laranjas se tornem ainda mais frequentes.
Embora o DF tenha tido chuvas significativas nos primeiros quatro meses do ano, o Instituto Nacional de Meteorologia aponta que a estiagem começou mais cedo no DF em 2024, já em maio derrubando os índices de maneira expressiva.
Nesta quarta-feira (24/7), completam 91 dias sem chuvas no DF, e segundo os especialistas, tudo indica de que cheguem aos 100 dias. A situação é ainda mais séria em Brazlândia, que já está há 102 dias sem precipitações.