Uma denúncia anônima informando que um policial penal fez oral em preso foi enviada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Com isso, o Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) irá realizar diligências e dar conhecimento à Vara de Execuções Penais (VEP) sobre o assunto.
O teor das denúncias informa que o agente penitenciário foi flagrado, recentemente, durante o horário de expediente, praticando sexo oral em um detento do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Ambos estariam atuando na Gerência de Obras, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF).
O detento estaria prestando serviços no projeto Mãos Dadas. Além disso, a denúncia relata um esquema de facilitação para a entrada de drogas e celulares no CPP, havendo uma colaboração de policiais penais para isso. O MPDFT indica, no entanto, que a denúncia foi enviada sem outras informações que, neste momento, já permitam uma linha investigativa, mas atua de forma preliminar.
As acusações chegaram ao conhecimento do Ministério Público em 22 de julho. Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) informou que não foi notificada a respeito dos fatos relatados até o momento.