Cerca de 60 famílias que moram em assentamentos localizados no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN) receberam, na quarta-feira (24), atendimento de profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal(SES). O objetivo da mobilização, que envolveu outras instituições, foi levar ações de saúde para a comunidade, além de mapear as principais necessidades dos moradores no acesso aos serviços públicos.
Kelwia Correia, 30 anos, mora no local há dez anos e celebrou a presença dos profissionais de saúde. “Minha mãe precisa muito de uma consulta, pois sente muita dor na perna. Ela não conseguia ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), mas agora a UBS veio até ela, e isso é maravilhoso”, comemorou.
Na ação, foram oferecidos serviços de vacinação dos calendários infantil e adulto, consultas médicas com aferição de pressão, prescrição de medicamentos e encaminhamento para realização de exames e atendimento especializado. Além de médicos, foram mobilizados enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde (ACS).
“Realizamos o acompanhamento de todas as necessidades deles, que são diversas. Prestamos acolhimento, monitoramos suas situações e fazemos os encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, acompanhamos a solicitação de benefícios e intermediamos as suas demandas junto às equipes, para o atendimento nas UBSs”, explicou a assistente social da SES-DF, Alissandra Alves.
Isabela Ferreira, 30 anos, aproveitou para atualizar sua caderneta de vacinação e a do filho, Oliver Gael, de 1 ano e 4 meses. “Essa ação da saúde é muito boa para os moradores aqui do SAAN, pois nem sempre temos condições de ir até uma UBS. A vacinação é muito importante, principalmente para as crianças e os idosos”, disse.
Realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro Velho, a iniciativa contou com a parceria da Vigilância Ambiental, da Caesb, do Conselho Tutelar e do Exército Brasileiro. O gerente da UBS 2, Iratan Crisóstomo, destacou a importância desse apoio conjunto. “Essa parceria é importante para trazermos assistência e saúde para essa população vulnerável que necessita de apoio e estamos aqui para representar o Governo do Distrito Federal nessa missão”, afirmou.
O SAAN possui três assentamentos: Ocupação das Manilhas, Polimix e Vila de Catadores do Cerrado, sendo este último alojado de forma temporária. A principal fonte de renda das 60 famílias do local vem do recolhimento de materiais de recicláveis.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)