spot_img

Após oficinas profissionalizantes, socioeducandos do Projeto Despertar se formam

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Um misto de emoção, alegria e vitória marcou a celebração da formatura de 88 socioeducandos do Projeto Despertar. A certificação ocorreu na manhã desta quinta-feira (8), na unidade de internação do Recanto das Emas com a presença das famílias dos adolescentes. O projeto tem o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), e conta com a iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), com realização do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap), apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Cooperação para Estudos da Ciência, Tecnologia e Inovação (ICIT).

“Participar desta iniciativa possibilita outros horizontes aos adolescentes a partir da capacitação profissional e da educação empreendedora”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “a falta de oportunidades, em algum momento da vida, pode direcionar para escolhas equivocadas, mas escolher participar desta iniciativa possibilita outros horizontes aos adolescentes a partir da capacitação profissional e da educação empreendedora como bases para inseri-los no mercado de trabalho.”

As oficinas profissionalizantes foram realizadas nas unidades de internação de Santa Maria, Recanto das Emas e na unidade feminina do Gama, abrangendo também adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade e meio aberto com polos na região sul, em Samambaia, e norte, em Planaltina. Os socioeducandos tiveram aulas de culinária sustentável, empregabilidade e fotografia a fim de preparar os alunos não apenas na teoria, mas em atividades práticas e interligadas.

Os socioeducandos tiveram aulas de culinária sustentável, empregabilidade e fotografia | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

No evento, os empresários Flávio Cavalcante, da rede Bolos do Flávio, Gabriel Hadad, da Kihap Desenvolvimento Pessoal e Artes Marciais, e Adilson Diaz, diretor e produtor cultural, compartilharam com os jovens a importância da resiliência e da persistência para alcançar novos caminhos.

Oportunidade para vencer

De acordo com Regina Cavalcante, diretora do Iecap, “é uma alegria imensa ver tantos jovens formados e dispostos a abraçar uma nova oportunidade de futuro. Para além da capacitação profissional, o projeto plantou a semente da transformação, abrindo novos horizontes e mostrando que a vitória é, sim, possível”, celebra.

O Projeto Despertar tem como base a metodologia Pré-Textos, formulada por Doris Sommer, da Universidade de Harvard, que traz uma abordagem de aprendizagem intercultural conectada com a realidade de vida de cada socioeducando, colocando-o como protagonista do próprio desenvolvimento pessoal, socioemocional e profissional.

Além dos socioeducandos, ainda houve capacitação para os profissionais da rede que integra as políticas do socioeducativo. Para o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, ”o projeto revela aos adolescentes um horizonte diferente com novas perspectivas. Ao final do curso, os adolescentes criaram um plano de negócios a partir do interesse deles e receberam um benefício social de R$ 3,2 mil da UFG”, explica.

*Com informações da Sejus

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS