spot_img

GDF inaugura creche pública na UnB, com capacidade para 121 crianças

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quinta-feira (15/8), o Centro de Educação Infantil da UnB (CEI UnB). A creche pública, localizada nas dependências do campus Darcy Ribeiro, na L3 Norte, terá vagas para 121 crianças, sendo um terço delas destinadas aos dependentes de alunos e servidores da Universidade de Brasília (UnB).

O espaço é focado no atendimento à primeira infância do DF – primeiros seis anos da vida da criança. As atividades do CEI UnB estão previstas para começarem a partir de 2025, com funcionamento em tempo integral e três refeições por dia aos atendidos.

Por meio de um Acordo de Colaboração firmado entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e a UnB, foi possível a destinação de 36 vagas exclusivas aos dependentes de estudantes, servidores técnico-administrativos, terceirizados e docentes da universidade.

A UnB aplicará os critérios do GDF para seleção das vagas, priorizando mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

6 imagens
1 de 6

A creche pública localizada nas dependências do campus Darcy Ribeiro, na L3 Norte

Luciano Arcoverde/Metrópoles

2 de 6

Serão atendidas crianças até os seis primeiros anos de vida

Luciano Arcoverde/Metrópoles

3 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles

4 de 6

Espaço foi projetado por arquitetos da UnB

Luciano Arcoverde/Metrópoles

5 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles

6 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles

Durante o evento de inauguração, a reitora da UnB, Márcia Abraão, prometeu também que a parceria entre a universidade e a pasta trará o desenvolvimento de demais atividades no espaço, como assistência psicossocial, serviços de saúde e nutrição e pesquisa acadêmica, desempenhadas pelos estudantes e docentes da UnB.

“Isso reforça o compromisso que as universidades federais devem ter com toda a população, de atender não só os jovens e adultos, mas também as nossas crianças”, afirmou a reitora.

A deputada-distrital Paula Belmonte (Cidadania), responsável pela emenda parlamentar de mais de R$ 6 milhões que possibilitou a construção do espaço, por sua vez, destacou a inauguração como um legado não só para o Distrito Federal, mas para o país.

“A partir de agora a UnB passa a atender desde a primeira infância até os idosos. É uma semente que é plantada para que o Brasil reitere a importância de olhar para o nosso presente, nosso futuro e com a maior idade”, declarou a parlamentar.

A CEI UnB é a segunda etapa do Complexo da Primeira Infância da UnB. A primeira foi a Unidade da Criança e do Adolescente (Uca), entregue em julho deste ano, que também contou com recursos destinados pela parlamentar.

Ainda está prevista a construção do Centro de Pesquisa em Primeira Infância da UnB, que pretende abrigar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com trabalhos voltados às crianças e jovens.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS