O projeto Atendimento em Movimento, instituído pela Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF), tem sido uma ferramenta eficaz para aproximar o Governo do Distrito Federal (GDF) das diversas regiões administrativas do DF. Ao levar uma escuta ativa e humanizada diretamente às comunidades, o projeto não só identifica as demandas mais urgentes, como também fortalece o vínculo entre a população e o poder público.
Em cada visita, a equipe da Seac-DF ouve atentamente as necessidades dos moradores, orienta sobre como acessar os serviços públicos e, quando necessário, faz a ponte direta com outros órgãos do GDF. A iniciativa não só facilita o acesso aos serviços públicos, como também promove a cidadania ativa, incentivando os moradores a serem protagonistas na busca por melhorias em suas regiões.
Para a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, é importante ampliar o atendimento sempre que possível. “O Atendimento em Movimento é uma forma de estarmos presentes onde a comunidade mais precisa, promovendo um diálogo direto entre população e governo. É importante direcionar e esclarecer informações sobre os programas e ações de governo”, afirma Clara.
Outro ponto de destaque é o caráter educativo da ação, que esclarece dúvidas e orienta a população sobre os direitos e deveres como cidadãos. Essa troca de informações é essencial para que a comunidade se sinta empoderada e capaz de reivindicar seus direitos de forma consciente e organizada.
Com uma abordagem que valoriza a escuta ativa e o atendimento individualizado, o Atendimento em Movimento reforça a missão da Seac de inclusão do cidadão e, consequentemente, faz com que a população possa ter voz para exercer plenamente seus direitos.
*Com informações da Seac-DF