No Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, a importância dos profissionais que atuam na saúde mental é evidenciada em diversas áreas da medicina, especialmente no contexto hospitalar. No Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Fernanda Souza Pinto, psicóloga do transplante renal, compartilha sua visão sobre a responsabilidade de cuidar da saúde psicológica dos pacientes, destacando o amor pela profissão e os desafios enfrentados no dia a dia.
“A saúde mental está relacionada à maneira como o indivíduo percebe e sente a vida. O trabalho do psicólogo se relaciona no auxiliar o indivíduo no autoconhecimento e, só assim, promover mudanças significativas na caminhada para a conquista do bem-estar geral”, destaca Fernanda. Ela ressalta que o serviço de psicologia dentro do hospital é uma parte integrante do tratamento, proporcionando suporte emocional tanto para os pacientes quanto para suas famílias.
Para a psicóloga, o amor pela profissão é o que a motiva a enfrentar os desafios diários. “Trabalhar com transplantes é desafiador porque lidamos com vidas que estão em uma linha muito tênue entre a esperança e o medo. Ver a recuperação dos pacientes e a gratidão deles é o que me faz seguir em frente”, afirma.
Um dos aspectos que a especialista faz questão de apoiar é a alta humanizada para os pacientes transplantados. “A alta hospitalar é um momento crucial. Nós, psicólogos, temos o dever de garantir que esse processo seja o mais humanizado possível, preparando o paciente para o retorno à vida fora do hospital, mas sem esquecer que a nossa assistência continua mesmo após a alta”, explica.
Neste Dia do Psicólogo, a dedicação de profissionais como Fernanda Souza Pinto é reconhecida e valorizada, lembrando a todos da importância do cuidado integral com a saúde, que vai além do físico e abrange também o emocional e psicológico.
*Com informações do IgesDF