A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) vai às urnas nesta terça (3/9) e na quarta-feira (4/9) para a definição em segundo turno de quem assumirá a gestão da instituição de ensino superior de 2024 a 2028.
A consulta permite que estudantes e servidores da universidade opinem sobre quem deverá ser a nova reitora e o novo vice-reitor da UnB.
Estão na disputa no segundo turno das eleições a Chapa 93 – Imagine UnB: Participar e Transformar e a Chapa 90 – Pensar e Fazer a UnB, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Mais de 56 mil pessoas estão aptas a votar e podem ir às seções de votação até esta quarta-feira (4/9). Confira aqui quem pode votar.
Confira a composição das chapas, na ordem de classificação no primeiro turno:
UnB: Participar e Transformar (93)
Candidata a reitora: Rozana Naves
Candidato a vice-reitor: Márcio de Farias
As propostas da chapa podem ser lidas neste link: imagineunb.org
Pensar e Fazer UnB (90)
Candidata a reitora: Olgamir Amancia Ferreira
Candidato a vice-reitor: Gustavo Adolfo Sierra Romero
As propostas da chapa podem ser lidas neste link: pensarefazer90.com.br
Primeiro turno
O primeiro turno da votação ocorreu nos últimos dias 20 e 21, por meio de consulta com professores, técnicos e estudantes da universidade.
A apuração dos votos foi feita pelos integrantes da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e durou mais de 16 horas.
Três chapas concorreram aos cargos, e o resultado foi divulgado em 23 de agosto. Rozane e Márcio conseguiram 42,08% dos votos, e Olgamir e Gustavo Adolfo ficaram com 31,18% do total.
Como funciona
Quem vai nomear a nova reitora e o novo vice-reitor da UnB para o quadriênio que se inicia será o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a comunidade acadêmica da universidade historicamente participa da votação, por meio da qual escolhe os preferidos.
A indicação final parte do Ministério da Educação (MEC), após homologação de lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni). Professores, alunos da graduação, da pós-graduação, da residência, além de servidores técnico-administrativos podem participar da votação.