O 19º Concurso de Receitas com Morango foi realizado neste sábado (7), durante a 28ª Festa do Morango, em Brazlândia. Com 10 receitas participantes, o público não apenas pôde conferir os jurados fazendo a degustação dos pratos, mas também teve a oportunidade de provar as receitas elaboradas pelos produtores rurais das regiões de Brazlândia, Alexandre de Gusmão, Ceilândia e Gama.
Para a gerente de Desenvolvimento Social da Emater-DF, Sheila Nunes, “o concurso é uma metodologia de extensão rural que objetiva estimular o consumo de diversos alimentos produzidos nas propriedades rurais de forma diferente e criativa”.
Milena Oliveira e a mãe, Marina Oliveira, participaram de várias edições do concurso. “É uma forma de divulgarmos o que vendemos no nosso espaço na Morangolândia e inovar com novas receitas. Minha mãe é muito criativa e passa o ano pensando no que fazer de diferente para o concurso”, conta Milena.
Além do júri popular, escolhido entre os visitantes da feira, houve também um júri técnico composto por especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Embrapa Hortaliças e outro composto por profissionais da área de gastronomia e nutrição, como Larissa Mazocco e Henrique Marques de Almeira Rolim. Eles avaliaram aspectos como apresentação, originalidade, organização, criatividade e sabor.
Após a degustação e contagem dos pontos, foram anunciadas as receitas vencedoras. Em primeiro lugar ficou a Xícara Encantada, elaborada pelas agricultoras Noilde Maria de Jesus e Tereza de Oliveira. Em segundo, a torta de frango, bacon, creme de morango e requeijão feita pela agricultora Valdenice Senna da Silva. E, em terceiro, o medalhão crocante de abobrinha com molho de morango, receita da produtora Valdenya da Silva Carvalho.
Para a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, o concurso permite qualificar ainda mais os alimentos produzidos no meio rural. “Trabalhamos permanentemente com os produtores desde o planejamento da produção, assistência técnica, as boas práticas agropecuárias e também as boas práticas na fabricação dos alimentos. O concurso é um momento de ver, na mesa, o que é possível criar com o que é produzido na região”.
Quem não conseguiu degustar as receitas participantes do concurso, tem a oportunidade de comprar algumas delas nos estandes dos produtores na Morangolândia. A Festa do Morango continua nesta semana, de sexta-feira a domingo. Na sexta, das 18h às 2h, e no sábado e domingo, das 10h às 2h, na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 (Brazlândia). A entrada é gratuita.
*Com informações da Emater-DF