A Polícia Federal (PF), em conjunto com policiais militares, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26/9), a Operação Falcões de Aço com o objetivo de desarticular uma quadrilha que desviava produtos químicos para o tráfico de drogas.
A Vara Criminal e da Infância e Juventude de Coronel Fabriciano (MG) expediu 40 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva.
As ordens são cumpridas nas cidades mineiras de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Patos de Minas, Ponte Nova, Ipaba e em Bragança Paulista (SP).
Investigações revelaram que ao longo dos últimos anos o esquema movimentou aproximadamente 1.200 kg de produtos químicos desviados, gerando 6 toneladas de cocaína adulterada.
A movimentação financeira pode ultrapassar R$ 35 milhões. Desse valor, R$ 25 milhões foram destinados ao tráfico de drogas, segundo a PF.
O dinheiro era movimentado com o auxílio das mulheres de líderes criminosos, incluindo presos e foragidos da Justiça. Os casais também contavam com a utilização de interpostas “laranjas” para a lavagem de capitais.