A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPcães), realizou, na tarde desta terça-feira (8/10), a Solenidade Militar de Honra ao Mérito K9 – 2024. O evento marcou a aposentadoria de 10 cães-policiais que, após anos de serviços prestados à comunidade, encerraram suas atividades.
Os animais desempenharam papéis cruciais em operações ao longo de aproximadamente oito anos, atuando na busca e resgate de pessoas desaparecidas, na captura de foragidos e na detecção de drogas, armas, munições e explosivos, além de missões de proteção e defesa.
Durante a cerimônia, também foram apresentados oito novos filhotes que estão em fase de treinamento para substituir os aposentados. Esses filhotes serão preparados para trabalhar em áreas como a detecção de explosivos, narcóticos e busca de pessoas.
Veja:
O coronel Carlos Paes explicou como funciona o treinamento dos cães no BPcães. Segundo ele, os filhotes começam o treinamento por volta dos três meses de vida, logo após o ciclo vacinal. O treinamento dura cerca de um ano e, após esse período, os cães iniciam o trabalho nas ruas, onde atuam por aproximadamente sete anos antes da aposentadoria.
A comandate da PMDF, cornonel Ana Paula Habka, da PMDF, fez um discurso emocionado durante a cerimônia, lembrando de sua própria trajetória no batalhão e destacando a dedicação e o respeito dos condutores pelos cachorros. “Esses cães que muito serviram merecem descanso e dignidade. Cada condutor leva para casa seu companheiro de trabalho, para que eles tenham uma aposentadoria com respeito e amor”, disse a coronel.
O sargento Leonardo Lima, que trabalhou por 10 anos ao lado da cadela Coca-Cola, falou sobre a aposentadoria da companheira de farda. “Agora ela vai poder descansar, curtir a vida de cachorro. Foram anos de apreensões, mas agora ela merece essa pausa”, comentou.
Fred Linhares, deputado federal, também esteve presente no evento e destacou a importância dos cães no combate ao tráfico de drogas no Distrito Federal. “Sem eles, a apreensão de drogas no DF seria bem menor”, afirmou o parlamentar.
Ao final da cerimônia, os cães aposentados foram agraciados com medalhas de honra e receberam kits com alimentos e produtos específicos para seu cuidado na nova fase de vida.