Estudar nos Estados Unidos é um sonho para muitos estudantes brasileiros que querem se aventurar em oportunidades de intercâmbio, graduação ou pós na América do Norte.
Para muitos, esse plano se tornou realidade: em 2023, cerca de 16 mil alunos brasileiros, de 14 a 30 anos, embarcaram para os EUA, segundo o governo estadunidense. Além disso, o Brasil está em nono lugar na lista das nações que mais enviam estrangeiros para estudar no país.
Com foco nessa alta procura, o Salão do Estudante 2024, a maior feira de educação da América Latina, terá um pavilhão exclusivo para interessados em estudar nos Estados Unidos. O espaço de 24 metros quadrados terá quatro expositores e representantes da Embaixada dos EUA no Brasil.
O evento gratuito chega ao Distrito Federal no próximo dia 18, no Centro de Convenções Brasil 21. Além do pavilhão dos EUA, a feira disponibilizará informações sobre outras várias outras oportunidades para intercâmbio e graduação no exterior. Para participar, basta se registrar no site do evento.
Serviço
Salão do Estudante 2024 – Etapa Brasília
Local: Centro de Convenções Brasil 21
Endereço: Setor Hoteleiro Sul (SHS), Qd. 6, Lt. 1, Cj. A
Data: 18/10 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h30
Pesquisa com frequentadores
Um levantamento com mais de 21 mil estudantes promovido pelo Salão do Estudante, em março último, mostrou que o curso com mais procura para intercâmbio em outro país é o de idiomas, com duração de um a seis meses.
Os cursos de graduação em faculdades estrangeiras também apresentaram alta procura pelos estudantes brasileiros. Cerca de 36% dos entrevistados disseram ter interesse em cursar o ensino superior no exterior, e 50% buscam pós-graduação.
Mesmo com a alta do dólar, muitas instituições oferecem isenção de taxas e parcelamentos, o que facilita o acesso dos interessados. O custo de um curso de graduação nos EUA – com mensalidade, seguro obrigatório, moradia, transporte e alimentação –, por exemplo, pode sair por até US$ 2,5 mil por mês na Flórida, um dos estados mais procurados por brasileiros, seguido da Califórnia e de Nova Iorque.
Além disso, a nação norte-americana oferece opções de moradia estudantil para estrangeiros. Entre os outros países mencionados pelos participantes da pesquisa estão Canadá, Portugal e Reino Unido.