Para evitar um apagão como o que afeta a cidade de São Paulo pelo 4º dia consecutivo, nesta terça-feira (15/10), após temporal que atingiu o estado na última sexta-feira (11/10), o Distrito Federal realizou ações de podas preventivas para o período chuvoso.
Desde julho último, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) intensifica as atividades de manutenção arbórea no Distrito Federal para evitar quedas de árvores e galhos durante as chuvas.
Desde o início da operação, foram realizadas 405 podas, 377 supressões, 178 remoções de árvores mortas e 13 remoções de árvores caídas.
Apesar da manutenção arbórea ser uma atividade rotineira do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da empresa, os trabalhos são intensificados no período que precede a temporada de chuvas até outubro. Regiões com maior incidência de quedas de árvores, como Ceilândia, Plano Piloto e Planaltina, recebem atenção especial.
De acordo com a programação do setor, cinco equipes estão mobilizadas e atuam inclusive aos fins de semana para acelerar o serviço e minimizar transtornos no fluxo do trânsito, com interdição de vias.
Antes de qualquer intervenção, os técnicos do DPJ fazem avaliações e diagnósticos das árvores, considerando fatores como biodeterioração por xilófagos e patógenos, além de inclinações acentuadas.
O cidadão pode e deve colaborar com esse trabalho. Ao perceber possíveis problemas na arborização local, o recomendado é entrar em contato com a Ouvidoria, pelo 162, e informar a situação.
Embora a operação preventiva não elimine a possibilidade de incidentes, ela reduz significativamente os riscos.
Neoenergia
Também preparada para esse cenário adverso, a Neoenergia Brasília anunciou no início deste mês a capacidade de triplicar o efetivo operacional para atender o potencial aumento no número de ocorrências devido às fortes chuvas, raios, granizo e ventos que podem afetar a rede elétrica.
Desde o início do ano, a distribuidora investiu em um plano de manutenção e realizou a inspeção em mais de 15 mil quilômetros de rede, mais de 45 mil manutenções preventivas, além de mais de 35 mil podas de árvores em Regiões Administrativas (RAs) estrategicamente escolhidas.
As equipes da concessionária estão prontas para atuar em esquema de reforço nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI) para o atendimento das solicitações emergenciais.
Engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão durante todo o período chuvoso. A Neoenergia também reforça o seu efetivo para a comunicação em caso de ocorrências. O atendimento aos clientes tem capacidade para dobrar em situações de contingência, com reforço dos canais digitais e telefônico. Os clientes têm disponíveis o telefone 116, o WhatsApp (61. 3465-9318), o aplicativo Neoenergia Brasília e a Agência Virtual.
Com informações da Novacap e da Neonenergia