O Guará se torna palco da cultura nordestina por meio do projeto Cantorias e Versos, propondo eventos gratuitos para valorizar o Repente, a Literatura de Cordel, a música nordestina e a declamação de poesia cabocla. Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a ação de participação de artistas renomados, o projeto busca fortalecer a identidade cultural local e promover a inclusão, oferecendo atrações acessíveis para o público.
A programação do projeto Cantorias e Versos visita o CEE 01 do Guará, no dia 17 de outubro, com apresentações às 8h30 e 16h30, sendo que a segunda sessão contará com a participação da cantora Meriele ao lado dos repentistas Ramalho de Oliveira e João Santana.
No dia 20 de outubro, os shows seguem na Feira do Produtor de Vicente Pires, às 8h, com Ramalho e Chico de Assis, e na Feira do Guará, às 12h, reunindo Ramalho, João Santana e Meriele. A próxima apresentação será na Feira do Mercado Sul de Taguatinga, no dia 23 de outubro, às 11h, com a mesma formação.
O Cantorias e Versos já realizou apresentação no CEMEIT de Taguatinga, no dia 8 de outubro, e segue com uma programação que inclui cantorias de repente, declamação de poesia cabocla e música de raiz nordestina. Além dos shows alusivos à cultura nordestina, o projeto oferecerá duas oficinas de poesia popular e encerrará suas atividades com a produção de um livreto de Literatura de Cordel.
As atividades também incluem duas oficinas de poesia popular: uma delas será transmitida ao vivo pelo canal da Associação dos Cantadores Repentistas (Acrespo) no YouTube. Ao final do projeto, será produzido um livreto de Literatura de Cordel elaborado por um mestre cordelista que participou das apresentações.
O Repente, originário do sertão nordestino, tem uma presença significativa no Distrito Federal desde a construção de Brasília, quando os trabalhadores migrantes trouxeram sua herança cultural para a região. Essa tradição se consolidou e se expandiu, conquistando públicos de diferentes origens e idades.
À frente da ação, o artista Ramalho de Oliveira, que se estabeleceu em Brasília e tem sido uma referência na cena do Repente local, participando de iniciativas como “Repente na Escola” e “Cantoria Escola” afirma que ao apresentar com outros grandes nomes da cantoria, o projeto “Cantorias e Versos” oferece uma experiência única ao público, que poderá conhecer diferentes estilos e a versatilidade desses artistas. “O Cantorias e Versos segue como uma iniciativa cultural relevante e um espaço para a expressão artística genuína, aproximando a população da poesia popular e da música nordestina”, completa o proponente.
O post Cantorias e Versos nordestinos no Guará apareceu primeiro em Jornal do Guará.