Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado no último dia 15 (terça-feira), a Emater-DF, em parceria com o Boulevard Shopping, realiza a Feira de Mulheres Empreendedoras Rurais. O evento vai até este sábado (19), das 10h às 22h, e o visitante poderá encontrar doces, geleias, bolos, panificados, biscoitos, cafés especiais, artesanato, flores e plantas ornamentais.
Natural da Ilha da Madeira — um arquipélago no Oceano Atlântico pertencente a Portugal, distante 970 km de Lisboa — a produtora Helena Bazenga está no Brasil há dez anos. No Núcleo Rural Santos Dumont (Região Administrativa de Planaltina), ela produz geleias com as diversas frutas disponíveis na chácara. “As receitas são portuguesas, todas da minha avó”, conta, orgulhosa, mostrando os potes do produto feito com frutas amarelas — maracujá, carambola —, além de laranja, mirtilo e goiaba, dentre outras. “As geleias com canela são típicas de Portugal”, acrescenta.
Desde que descobriu a possibilidade de retomar a tradição portuguesa, Helena recorreu à Emater-DF para obter o apoio necessário e desenvolver o negócio. “O suporte dado pela Sandra [Evangelista, extensionista do escritório da empresa em Planaltina] foi fundamental para entendermos como funcionam princípios como boas práticas, legislação e outros preparativos para instalarmos uma agroindústria definitivamente”, conta Helena.
De acordo com a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, a feira é uma ótima oportunidade para aproximar o público urbano do rural. “Temos observado e incentivado cada vez mais o empreendedorismo feminino, e este evento é uma forma de homenagear e valorizar o trabalho das mulheres”, comenta a dirigente. “Além disso, podemos constatar a diversidade e a qualidade dos produtos rurais do DF”.
*Com informações da Emater-DF