A primeira etapa preparatória regional da Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp) teve início nesta segunda-feira (21). Promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o encontro contou com a participação da população, administração regional das cidades, servidores públicos e forças de segurança com objetivo de fortalecer e promover a segurança integral.
Durante todo o mês de outubro, além de líderes comunitários e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança, cerca de 150 servidores das forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF), servidores da SSP-DF e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) participam da preparação para a Confedisp.
A abertura ocorreu no auditório do Sesc, em Ceilândia, e contou com participantes das regiões administrativas da RISP Oeste que é formada pelas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia e Águas Claras. Foram apresentados os objetivos, programação e aspectos metodológicos da Conferência e desenvolvidos trabalhos em grupos cuja apresentação contou com principais problemas e soluções para as demandas de cada região.
“Saímos na frente neste sentido. O nosso programa de política de segurança do DF, o DF Mais Seguro – Segurança Integral – tem este foco, o da integralidade, o da participação de todos por um espaço mais seguro e melhor para se viver”
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública
“A participação na Confedisp é importante para que a sociedade possa atuar no exercício da segurança pública como responsabilidade de todos”, declarou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. “É algo que transcende o controle do crime para abordar as causas e as consequências da criminalidade, da violência e da segurança, promovendo-a por meio da articulação e atuação conjugada, mediante eixos de segurança que priorizam projetos, ações e serviços para a manutenção da ordem pública no âmbito da criminalidade, incluídas tanto questões de violência, como de insegurança”, finalizou.
O evento é uma oportunidade para discutir e aprimorar a Política Distrital de Segurança Pública, compreender as realidades locais e identificar boas práticas. O objetivo é incentivar a participação da população para definir diretrizes que irão nortear as ações de segurança no Distrito Federal nos próximos anos.
Segundo o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes, e também coordenador do evento, a integração da sociedade é o que realmente promove mudanças. “Hoje, demos início a um dos projetos mais audaciosos de segurança pública. Foi uma determinação do secretário de segurança e do governador e estamos realizando as plenárias regionais, que são as discussões preparatórias para a Conferência Distrital de Segurança Pública”, declarou.
A Confedisp será realizada em diferentes etapas, começando com as conferências regionais, culminando na etapa distrital, que será o ponto alto da conferência. Esta última etapa será composta por plenárias e paineis temáticos, prevista para ocorrer em novembro. O objetivo é discutir as políticas públicas de segurança que são entregues para a população do DF.
Pioneirismo
O Distrito Federal é a primeira unidade federativa a promover esse tipo de debate junto à população, como explica o titular da SSP-DF. “Saímos na frente neste sentido. O nosso programa de política de segurança do DF, o DF Mais Seguro – Segurança Integral – tem este foco, o da integralidade, o da participação de todos por um espaço mais seguro e melhor para se viver”.
“Ceilândia tem melhorado muito. Há tempos eu tinha medo de sair de casa. Hoje eu sinto e vejo o trabalho da Polícia Militar, ativa, todos os dias, perto da gente. A sensação de segurança é maior. E, com isso, muitas pessoas conseguem até sugerir mudanças, verificar o que pode ser feito e muitos aceitam participar de eventos como esse”
Inês Araújo, líder comunitária
A ampla participação irá possibilitar um evento de integração para melhor promoção e resposta às políticas de prevenção e enfrentamento à criminalidade e prevenção pela segurança pública e apresentação de boas práticas, preferencialmente do atendimento especializado e humanizado pela segurança pública.
Everardo Lopes é líder comunitário e tem livros publicados sobre a rede de proteção do Estado. “Ceilândia tem uma demanda enorme devido à quantidade de pessoas que vive e trabalha aqui. Acompanho há mais de 20 anos a integração de todos os fluxos que envolvem uma região administrativa como essa. O papel de integração da secretaria pública é o de estreitar esses laços entre esses pontos focais, pois facilita ativamente mudanças e melhorias que necessitamos. Não tem como pensar em melhorias sem pensar no modo global da vida em sociedade”, declarou.
“Ceilândia tem melhorado muito. Há tempos eu tinha medo de sair de casa. Hoje eu sinto e vejo o trabalho da Polícia Militar, ativa, todos os dias, perto da gente. A sensação de segurança é maior. E, com isso, muitas pessoas conseguem até sugerir mudanças, verificar o que pode ser feito e muitos aceitam participar de eventos como esse”, diz a líder comunitária Inês Araújo.
A Confedisp está inserida no eixo Cidadão Mais Seguro do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que objetiva promover a redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, o aumento da sensação de segurança e a melhoria das condições sociais gerais da sociedade com a promoção de direitos humanos.
O evento, que visa fomentar a participação popular no planejamento da segurança pública do Distrito Federal, incluirá quatro etapas regionais entre 21 e 31 de outubro, onde a população poderá contribuir com as discussões. A etapa distrital acontecerá de 26 a 28 de novembro, reunindo todos os envolvidos para debater e formular diretrizes sobre segurança pública.
*Com informações da SSP-DF