spot_img

“Só pensei em ajudar”, diz empresário que resgatou homem de enxurrada

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

“Na hora, só pensei em ajudar”, comentou o empresário Matheus Henrique Soares do Nascimento, 28 anos, sobre o resgate do homem arrastado pela enxurrada, no Sol Nascente, em Ceilândia, na noite de sábado (23/11). O empreendedor fez parte da corrente humana que salvou a vítima, que estava sendo levada pela força da água.

A tempestade de sábado causou estragos em Ceilândia e no Sol Nascente. Além de destruir pistas e muros, a enxurrada deixou famílias desabrigadas. Matheus estava fechando o estabelecimento durante a tempestade. De repente, observou um carro sendo arrastado pela correnteza.

“A correnteza jogou o carro em uma padaria. Esse rapaz, que estava em outro automóvel, foi ajudar o motorista. Mas a água moveu o veículo novamente e derrubou ele”, contou. Ao ver o homem sendo arrastado, Matheus e seus funcionários se mobilizaram para evitar o pior e resgatar a vítima. “Ele caiu na água. E a correnteza jogou ele debaixo do carro. Nós vimos e fizemos uma corrente e conseguimos pegar ele”, contou.

Segundo Matheus, o homem ficou com machucados na barriga e no corpo. De acordo com o empresário, a região costuma sofrer com alagamentos, mas nunca na proporção vista no último sábado.

Novas imagens obtidas pelo Metrópoles mostram o momento do resgate do homem que era arrastado por uma enxurrada que corria por área próxima à Feira do Produtor do Sol Nascente.

Os vídeos mostram o comércio sendo invadido pelo grande volume de água causado pelas chuvas. Ao irem para fora da lanchonete, os funcionários avistam o homem sendo levado pela enchente e formam a corrente para salvá-lo.

Outras imagens mostram a situação por outro ângulo, registrada por testemunhas. Nas imagens é possível ver o homem sendo carregado pela enxurrada, momento em que um trabalhador, vestido com uma camiseta vermelha, tenta ajudá-lo.

A força da água, no entanto, puxa a vítima antes que alguma coisa pudesse ser feita. Em seguida, joga um carro na direção do socorrista.

Para não ser atingido, o funcionário recua e acaba esbarrando em um segundo homem, que surge de trás do veículo, pedindo ajuda. Rapidamente, percebendo a gravidade da situação, outros trabalhadores se posicionam em frente a lanchonete e se unem em uma corrente humana, conseguindo êxito no resgate.

Veja:

Minutos antes do resgate, o homem socorrido tentou prestar ajuda a um motorista ilhado. A força da enxurrada, porém, derrubou os dois em meio às águas.

Não é possível identificar o paradeiro do segundo rapaz pelas imagens.

Confira:

Alagamento no Metrô

A Estação Guariroba do Metrô-DF ficou alagada, na noite desse sábado (23), durante o temporal que devastou regiões de Ceilândia, no Distrito Federal.

Em um vídeo publicado pelo estudante Samuel Vitor nas redes sociais, é possível ver o mezanino da estação tomado por água. “Não dá para passar. Pode dar choque, a gente não sabe”, disse o rapaz, enquanto filmava o alagamento no início da escada rolante.

Uma segunda gravação, também feita pelo jovem, mostra a via ao lado da estação Guariroba submersa. A água chega a cobrir metade de um carro ilhado e alcança a cintura de quem tenta se comunicar com o condutor do veículo.

Confira as imagens:

Em nota, o Metrô-DF disse que a “manutenção” da empresa “trabalhou durante a madrugada na Estação Guariroba” e que o local foi aberto às 7h deste domingo (24/11). “Em consequência das fortes chuvas ocorridas no trecho de Ceilândia, na noite do dia 23 de novembro, tivemos o alagamento do mezanino da estação Guariroba. A manutenção trabalhou durante toda a madrugada e a estação foi aberta às 7h, início da operação comercial de hoje”, declarou.

O que diz a Administração Regional do Sol Nascente

O administardor regional do Sol Nascente, Cláudio Ferreira, informou, em nota, que tem se esforçado para minimizar os estragos provocados pelas fortes chruvas na região. Confira abaixo, na íntegra

A administração já vinha dialogando com o GDF sobre os riscos para a cidade durante o período de chuvas, e várias medidas preventivas vêm sendo adotadas na região. No entanto, os eventos climáticos deste sábado (23) causaram estragos significativos, especialmente no Sol Nascente. No domingo, o governador Ibaneis esteve no local acompanhado pelo Secretário de Obras, o Presidente da Novacap, o Presidente da CAESB, o Presidente da CODHAB e outros órgãos, para avaliar de perto a situação e coordenar as ações. Uma força-tarefa foi montada para reparar os danos causados pelas chuvas, e a SEDES esteve nos locais mais afetados para realizar cadastros e oferecer ajuda imediata às famílias. A administração está monitorando todos os pontos atingidos e repassando as informações para os órgãos competentes para garantir soluções rápidas e eficazes”.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS