-Publicidade-spot_img
spot_img

Gerente de UBS sofre overdose com analgésico mais forte que heroína

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O gerente de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Federal, um técnico de enfermagem de 36 anos, sofreu uma overdose após aplicar na própria veia 5 mililitros do analgésico opioide conhecido como fentanil.

A aplicação ocorreu na madrugada do último sábado (15/2), na casa do técnico de enfermagem. Informações do prontuário de saúde dele revelam que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resgatou o profissional por volta de 1h e o levou para o Hospital Regional do Guará (HRGu).

Aos socorristas o profissional da Saúde do Distrito Federal alegou que enfrentava “dificuldade para dormir nos últimos dias” e confirmou ter aplicado em si mesmo 5 ml de fentanil. A substância pertence à classe dos opioides sintéticos e é usada, principalmente, para tratamento de dores moderadas a intensas.

O fármaco também é usado, juntamente a outros medicamentos, para induzir e manter efeitos da anestesia durante procedimentos operatórios, endoscópicos e dentários, bem como em unidades de cuidados intensivos. A venda do químico não é permitida.

O paciente foi levado para o hospital após a esposa dele acionar o Samu ao perceber que o companheiro apresentava respiração ofegante, pele roxa e não respondia a estímulos sensoriais.

O gerente da UBS foi encontrado inconsciente por intoxicação de substância química, teve insuficiência respiratória aguda e foi internado em estado grave, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HRGu. No domingo (16/2), ele acabou transferido para um hospital particular do DF.

Potência

Como analgésico, o fentanil é aproximadamente 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína; por isso, é usado frequentemente para fins médicos – tanto como analgesia de curta duração durante o período anestésico quanto no período pós-operatório.

O uso de fentanil em combinação com outras substâncias tem se tornado cada vez mais comum. A agência antidrogas dos Estados Unidos, a Drug Enforcement Administration (DEA), acompanha de perto as apreensões da substância pelas polícias Civil e Federal do país norte-americano.

Em 2023, os Estados Unidos atingiram a marca de mais de 100 mil mortes por overdose causadas principalmente pelo uso indevido de opioides. No Brasil, há relatos nos últimos anos relacionados ao uso não médico de fentanil, assim como apreensão da substância para tráfico.

Como o medicamento não pode ser vendido, servidores da unidade de saúde do DF que conviviam com o gerente decidiram denunciar o caso e relataram que ele manipulava a entrada e saída de fentanil na UBS. Assim, teria desviado a medicação para uso próprio.

Acionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que dados de prontuários médicos devem ser mantidos sob sigilo e que apura o caso para, assim, tomar as providências necessárias.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS