A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) suspendeu o reajuste das passagens do Entorno do Distrito Federal. O aumento de 2,91% estava previsto para começar neste domingo (23/2).
O reajuste foi adiado por seis meses, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) publicada na noite deste sábado (22/2).
A suspensão da agência ocorreu após o ministro dos Transportes, Renan Filho, recomendar à ANTT que considerasse o pedido dos governos do Distrito Federal e de Goiás para adiar o reajuste das passagens do Entorno do DF.
Os governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), fecharam acordo para criar um consórcio de gestão integrada do transporte público da região metropolitana da capital do país, com subsídio das passagens.
Os governos regionais enviaram a Renan Filho um ofício no qual solicitam o adiamento do reajuste das tarifas até que o consórcio seja formalizado.
“Reforço que, na reunião realizada no dia 20 de fevereiro, com a presença dos governadores de Goiás e do Distrito Federal, foi firmada a intenção concreta de criação do consórcio interfederativo para a gestão integrada do transporte público na Região do Entorno e, consequente, subsídio da tarifa. Esse compromisso, agora formalizado, demonstra o avanço nas tratativas e justifica a necessidade de um período adicional para ajustes administrativos”, disseram.
Ibaneis informou ao Metrópoles que cada ente federativo se comprometeu a repassar R$ 67 milhões por ano para subsidiar as tarifas do transporte público do Entorno do DF. Segundos os estudos realizados pela equipe técnica envolvida no assunto, seria possível reduzir o valor médio da passagem para aproximadamente R$ 8.
O que diz a ANTT
Logo após o anúncio do acordo para criação do consórcio, na quinta-feira (20/2), a ANTT informou que apoia a iniciativa dos governos do Distrito Federal e de Goiás para a criação de um convênio interfederativo, com o objetivo de reduzir as tarifas do transporte semiurbano entre o DF e Goiás.
“A Agência reconhece a relevância social e econômica da medida, que busca garantir maior acessibilidade ao transporte público para milhares de passageiros que utilizam essas linhas diariamente”, pontuou.