Indicadores das concessionárias superam a média de atendimento ao usuário praticada pelo mercado, revela levantamento da ABCON SINDCON
Como avaliar o serviço de uma operadora de saneamento? No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, um levantamento da ABCON SINDCON, associação que reúne as operadoras privadas do setor, considerou a eficiência no atendimento e na prestação de serviços como indicador a ser avaliado como comparativo. Nesse quesito, de acordo os dados coletados no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), as operadoras privadas superam em 29% a média geral do setor. Essas concessionárias concluíram os atendimentos em 39,6 horas, enquanto a média entre todas as operadoras foi de 56 horas. O levantamento mostra, ainda, que 88% das operadoras disponibilizam serviços de autoatendimento digital, seja por meio de plataformas web ou aplicativos, facilitando o acesso dos usuários.
Para a diretora-executiva da ABCON SINDCON, Christianne Dias, esses resultados são um sinal de que as operadoras privadas realizam investimentos contínuos e estão engajadas em oferecer um melhor serviço aos usuários, reforçando o compromisso do setor com a universalização. Essa agilidade minimiza transtornos para a população e garante a continuidade dos serviços essenciais”, acrescenta a diretora da ABCON SINDCON.
Um aspecto que merece destaque é o atendimento itinerante, adotado por 60% das operadoras. O objetivo é levar os serviços diretamente à população, por meio de lojas móveis, ampliando o alcance e garantindo assistência mesmo em áreas com menor estrutura fixa
Contato com a comunidade – 83% das concessionárias privadas mantêm contato com líderes comunitários locais. A iniciativa é considerada estratégica para avaliar a qualidade dos serviços prestados e identificar oportunidades de melhoria.
O post Setor privado reduz em até 29% o tempo de manutenção no saneamento e reforça compromisso com a universalização apareceu primeiro em Donny Silva.