-Publicidade-
spot_img

ELEIÇÕES 2026 – Quem já é pré-candidato no Guará

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Dada a largada para as eleições de 2026, mesmo a um ano e meio da votação, os candidatos, ou pré-candidatos, já começam a colocar o seu bloco na rua, uns ostensivamente, outros ainda na moita por estratégia política ou por ainda depender de ajustes e de acordos.

No caso do Guará, o que é praticamente certo é que a cidade terá bem menos candidatos do que nas últimas eleições e bem poucos com chances de serem eleitos. Alguns querem apenas marcar presença, para cacifar algum cargo ou ganho financeiro, dependendo da votação que venham a receber, mesmo que não sejam eleitos. Outros acreditam, de verdade, que terão mais votos do que a realidade indica.
Entre os moradores do Guará realmente com chances estão a deputada distrital Dayse Amarílio (PSB), pré-candidata à reeleição, desta vez com o reforço de votos dos moradores da cidade – em 2022 ela foi eleita basicamente com os votos dos enfermeiros, classe que representa e por ser também profissional da área. O ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que na última eleição para distrital obteve 24 mil votos, mas não foi eleito por causa do quociente eleitoral, também consegue manter seu rebanho, concentrado na sua maior parte na igreja Sara Nossa Terra. O sonho de Delmasso é a Câmara dos Deputados, mas ele enfrenta a concorrência dos deputados federais Fred Linhares e Júlio César (Republicanos), da mesma base e segmento, que devem tentar se reeleger. Como os dois atuais deputados devem ter mais votos, as chances do morador do Guará é pegar carona na sobra dos votos deles. Como é uma aposta duvidosa, o mais certo para Delmasso é tentar novamente a Câmara Legislativa, o que ele afirma que não gostaria, mas pode concordar.

Outros potenciais
O administrador regional Artur Nogueira pode ser outro guaraense potencial candidato a deputado distrital, porque poderia contar também com os votos dos moradores do Riacho Fundo, onde foi administrador regional por duas vezes e é bem avaliado pelos moradores delá. Artur, entretanto, continua negando que seja pré-candidato e, quando perguntado, se esquiva afirmando que é um soldado do governador Ibaneis Rocha e do seu grupo político, a quem cabe decidir quem será ou não candidato. Ou seja, por enquanto, não confirma e nem desmente.


Outro com potencial de votos é o ex-deputado federal Roberto Policarpo (PT), que tentou a Câmara Legislativa nas eleições de 2022, mas já anunciou que será candidato a deputado federal.


Alguns outros menos cotados anunciam abertamente que serão candidatos em 2026, como a professora Gicileide Ferreira, diretora do Centro de Ensino Especial do Guará, com o apoio do pré-candidato a governador Izalci Lucas; Juarez Filho, radialista e filho do também radialista Juarez Fernandes, o Compadre Juarez, que há de mais 40 anos mantém programas sertanejos nas madrugadas de Brasília. Os dois são moradores antigos do Guará.
Por outro lado, embora seja sempre especulado em período pré-eleições, o ex-deputado distrital e ex-administrador regional do Guará Alírio Neto não será mais candidato e diz que prefere tratar da saúde. Alírio, entretanto, não vai ficar fora das eleições e deve participar como conselheiro e apoiador de alguns candidatos que o já procuraram pelo legado de votos que ainda tem. Entre os que também já anunciaram que não serão mais candidatos estão Vânia Gurgel, ex-administradora regional do Guará, e a arquiteta Mari Valentim, candidatas nas últimas eleições.
E… e… é só, por enquanto. Quem mais se apresenta?

O post ELEIÇÕES 2026 – Quem já é pré-candidato no Guará apareceu primeiro em Jornal do Guará.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS