spot_img

Compra de voto e boca de urna: DF soma 10 crimes eleitorais neste domingo

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF
Eleições 2026Distrito Federal

Segundo a PMDF, foram sete registros de boca de urna, dois casos ainda em apuração e uma prisão em flagrante por compra de votos

Joel Rodrigues/Agência Brasília
Compra de voto e boca de urna: DF soma 10 crimes eleitorais neste domingo

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) registrou 10 ocorrências de crimes eleitorais na capital durante o primeiro turno das eleições, neste domingo (4/10). Do total, sete foram por boca de urna, duas ainda estão em apuração e uma terminou com prisão em flagrante por compra de votos em Planaltina (DF). O balanço considera os casos registrados até as 16h50.

Veja vídeo:

No caso de Planaltina, segundo o comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Palmares, os policiais flagraram um homem com dinheiro enquanto ele aguardava para comprar votos de outra pessoa. O suspeito foi preso em flagrante e a ocorrência encaminhada à Polícia Federal.

Os sete casos de boca de urna resultaram em Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e foram registrados em Brazlândia, Samambaia, Planaltina, São Sebastião e Ceilândia. Segundo Palmares, a maioria dos acionamentos relacionados às eleições não resultou em registro de ocorrência porque, ao chegarem aos locais, os policiais não constataram a prática de crime.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

As duas ocorrências que permanecem em apuração aconteceram em São Sebastião e Ceilândia. Segundo a PM, nesses casos não houve comprovação suficiente, até o momento, para caracterizar o crime eleitoral.

Esplanada fechada

Com o fim da votação, a PM se prepara para possíveis comemorações ou protestos após a divulgação dos resultados. “Após a apuração nós teremos resultados nas eleições, onde teremos eleitores comemorando e possivelmente eleitores protestando. A Polícia Militar está preparada para todos os cenários”, afirmou Palmares. Como medida de segurança, a Praça dos Três Poderes permanecerá fechada até as 6h desta segunda-feira (5/10).

O bloqueio também afeta a circulação de veículos na região central de Brasília. Segundo a PM, a medida foi adotada como uma precaução adicional de segurança durante a noite e a madrugada, período em que a movimentação na área pode aumentar após a divulgação dos resultados.

A PM recebeu 42 chamados relacionados às eleições pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Na maioria deles, porém, os policiais foram até os locais e não constataram crime eleitoral.

Crimes comuns

Além dos registros eleitorais, a PM contabilizou seis ocorrências de crimes comuns durante o dia de votação.

Foram registrados casos de porte ilegal de arma em Sobradinho; cumprimento de mandado de prisão na Estrutural; vias de fato no trânsito e embriaguez ao volante em Taguatinga; vias de fato entre eleitores no Varjão; e ato obsceno em local de votação na Estrutural.

Considerando todos os tipos de ocorrência, o 190 recebeu cerca de 2 mil chamados ao longo do domingo.

PM compara operação com 2022

O coronel Rômulo Palmares também comparou o movimento deste domingo com o registrado no primeiro turno de 2022. Segundo ele, naquele ano foram cerca de 10 mil chamados pelo 190 no dia da votação. Até as 16h50 deste domingo, foram aproximadamente 2 mil.

Palmares classificou a operação deste ano como “a eleição mais segura da história do DF” e destacou a redução dos acionamentos durante o pleito.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS