O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que irá apresentar ao presidente Lula, nesta quinta-feira (25), um conjunto de propostas para elevar o nível de segurança de Brasília.
Em entrevista à CNN, Dino explicou que algumas sugestões vêm no formato de Emenda à Constituição, o que exige o aval do Congresso.
São propostas, segundo ele, com níveis diferentes de implementação e procedimento. A intenção é que, ao final da discussão, uma das ideias seja colocada em prática.
Veja as principais propostas:
1) Guarda Nacional
A principal sugestão, e que tem mais apoio de Dino, cria uma nova força policial chamada de Guarda Nacional, que substituiria a Força Nacional, e teria concurso público próprio, além de atribuições específicas. O efetivo inicial seria de 4 a 5 mil homens.
2) Federalização da segurança do DF
Outra sugestão é federalizar somente parte da segurança pública do Distrito Federal, em que policiais militares continuariam responsáveis pela segurança da área central de Brasília mas seguiriam ordens do governo federal.
A proposta não permite a federalização da segurança das regiões administrativas do Distrito Federal por serem distantes da região da Esplanada dos Ministérios.
A segurança continuaria como é hoje, nestas localidades.
3) Força Nacional reforçada
A terceira sugestão — considerada mais simples e também de fácil implementação — prevê um reforço da Força Nacional já existente.
Esta proposta esbarra em um problema crônico da FN, que é reunir efetivo transitório e de diferentes estados.
Para o ministro, a melhor opção é garantir uma força de segurança permanente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em À CNN, Dino revela propostas que levará a Lula para reforçar segurança em Brasília no site CNN Brasil.