spot_img

Abrigo de resíduos do Hospital Regional de Santa Maria é inaugurado

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Nesta segunda-feira (30), o Hospital Regional de Santa Maria recebeu mais um item de extrema importância para sua estrutura: trata-se do abrigo de resíduos. O local vai abrigar todos os resíduos hospitalares não infectantes da unidade.

“Essa é uma obra de grande importância para o Hospital Regional de Santa Maria em função do impacto ambiental negativo que ela evita”, explica o diretor de Administração e Logística do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Rubens de Oliveira Pimentel Júnior.

“Hoje, temos uma edificação própria para isso. O projeto do abrigo de resíduos já existia e fizemos algumas readequações para melhor atender às necessidades do hospital. Demos início na obra em abril e a concluímos em setembro. Agora, todo o material que estiver aqui será separado adequadamente e terá a destinação correta, preservando o meio ambiente. Isso demonstra o comprometimento da instituição em lidar de forma responsável com o descarte de resíduos gerados”, completa.

O local vai abrigar todos os resíduos hospitalares não infectantes da unidade hospitalar | Foto: Divulgação/IgesDF

No abrigo, serão armazenados resíduos como gesso, luva, esparadrapo, algodão, gazes, compressas, equipo de soro e outros similares, bolsas transfundidas vazias ou contendo menos de 50 ml de produto residual. Além de resíduos provenientes das áreas administrativas, resíduos de varrição, flores, podas e jardins, dentre outros. Já o lixo infectante possui um abrigo exclusivo já construído.

Para a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, a inauguração do abrigo representa um passo largo para uma gestão mais eficiente dos resíduos gerados, com o cumprimento de normativas e resoluções ambientais. “É um marco no HRSM receber um abrigo de resíduos, pois ajudamos a preservar o meio ambiente e isso demonstra nosso compromisso com a responsabilidade social. Assim, temos uma gestão mais eficiente dos resíduos que a gente gera, do cumprimento das normativas e legislações vigentes”.

Estrutura

O abrigo de resíduos foi projetado conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se configura como uma obra de grande porte, regularizando o descarte de resíduos do HRSM. O abrigo de resíduos tem uma área total de 380 metros quadrados construídos e o valor investido na obra foi de R$ R$ 1.123.912,21.

Segundo Luana Lucchini, gerente de Obras e Fiscalização do IgesDF, essa obra representa um avanço significativo para o HRSM, beneficiando tanto os pacientes, na percepção da limpeza da unidade e organização do lixo produzido, quanto os colaboradores, que poderão realizar suas atividades com maior qualidade, em um espaço coberto, protegido das intempéries, evitando a propagação de insetos e animais indesejados. Além disso, o local está adequadamente equipado com área para a higienização dos contêineres utilizados.

“O abrigo também garante a captação e a destinação correta dos chorumes gerados pelo armazenamento, que serão direcionados para a rede de esgoto do hospital, evitando a contaminação da rede de águas pluviais. Com isso, será possível realizar o acondicionamento adequado dos resíduos comuns de forma segura e responsável, mais sustentável e sem impacto ambiental”, destaca Luana. A Gerência de Obras e Fiscalização contou com a colaboração dos engenheiros civis Vitor Albuquerque, Josué Okubo e Lucas Lourenço, responsáveis pela supervisão da construção do abrigo de resíduos.

“O novo abrigo de resíduos do Hospital Regional de Santa Maria reforça o compromisso do IgesDF a fim de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O gerenciamento de resíduos é um processo essencial e necessário, com o objetivo de se dar um manejo adequado aos resíduos produzidos, de tal modo que antes de ser uma obrigação legal é uma importante ação de Responsabilidade social”, afirma o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa.

*Com informações do IgesDF

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS