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Ação do GDF atende 17 pessoas em situação de rua em Arniqueira e Águas Claras

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) fez, nesta quinta-feira (22), nova ação coordenada para o atendimento à população em situação de rua, em pontos de Águas Claras e Arniqueira. É o primeiro atendimento realizado nas regiões administrativas. Antes, as equipes estiveram em Ceilândia.

Ação do GDF nesta quinta (22), em Águas Claras e Arniqueira, atendeu pessoas em situação de rua e removeu ocupações irregulares de áreas públicas | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

“O governo do Distrito Federal tem um lado social muito forte. Oferecemos à população uma série de benefícios para que os mais carentes tenham melhores oportunidades no presente e no futuro. As ações do nosso plano de ação são oportunidades para mostrarmos à população de rua uma série de programas e iniciativas para uma vida mais digna”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, benefícios como deslocamento interestadual e um bônus de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel

Ao todo, 17 pessoas receberam atendimentos das secretarias presentes e 13 ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas. Na ocasião, foram retirados seis caminhões de entulho e materiais considerados inservíveis.

O objetivo das ações é ofertar assistência e abrigo àqueles que desejarem, além de promoverem a desobstrução de áreas públicas ocupadas. Durante os atendimentos, são oferecidos serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para quem não consegue arcar com aluguel.

Participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF, coordenado pela Casa Civil.

Política pública

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

Durante as abordagens, o GDF oferece serviços de saúde, educação, assistência social – incluindo vagas em abrigos –, orientação sobre tratamento a animais domésticos, benefícios como deslocamento interestadual e um bônus de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel. Também são ofertadas políticas públicas, como vagas no programa de qualificação profissional RenovaDF e cadastramento para unidades habitacionais.

 

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