Ela chegou ao Detran-DF em meados de 2022 e parece ter gostado muito do cargo que ocupa.
Mas Paula Nunan têm recebido uma enxurrada de críticas por suas ações no comando da poderosa e rica Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF.
Tão logo se formou em Direito em 2004, Paula Nunan conseguiu um belo emprego no DNIT – Departamento Nacional De Infraestrutura De Transportes, como assessora jurídica, por onde ficou até 2013.
Entre abril de 2013 até 2020, Nunan ocupou cargo na Empresa De Planejamento E Logística (Atual Empresa Infra Sa), na função de Coordenadora Geral De Licitações E Contratos. E após deixar a Infra Sá, entre 2020 e 2023, ela ocupou posteriormente outros cargos, como por exemplo, no Ministério Da Cidadania, como Coordenadora Geral De Articulação Intersetorial, no Ministério Da Cidadania, exercendo a função de Subsecretária Adjunta De Assuntos Administrativos e finalmente no Fundo Nacional De Desenvolvimento Da Educação – FNDE, como Diretora De Administração. E no segundo semestre de 2023, finalmente chegou ao Detran-DF.
É visível no currículo da burocrata Paula que ela não possui nenhuma experiência em Educação de Trânsito nem conhecimento de ações de marketing voltadas para o trânsito do Distrito Federal.
Ter trabalhado no DNIT não significa ser graduada em assuntos de Educação de Trânsito, porque, enquanto o Detran se concentra principalmente em questões relacionadas a veículos e condutores, o DNIT e o DER estão mais voltados para a infraestrutura e manutenção das rodovias, com o DNIT focado nas federais e o DER nas estaduais ou distritais.
Mas a grande reclamação têm sido por parte de alguns servidores concursados, que têm sido alvos de assédio moral por parte da loira que gosta de mandar e que não aceita ser confrontada. O Blog ouviu relatos de alguns servidores descontentes com a maneira abrupta que são tratados pela atual diretora que ocupa cargo comissionado.
Além de propor ações consideradas “analógicas” num mundo cada vez mais tecnológico, Paula Nunan têm criado problemas dentro do Detran.
À exemplo do que ocorreu com seu ex-chefe, delegado Marcelo Portela, alvo de duras críticas por parte dos servidores efetivos do órgão e que acabou sendo catapultado do cargo, servidores silenciosamente aguardam a rápida exoneração de Paula Nunan, que pelo visto, está acostumada com cargos na área federal onde costuma ditar as regras.
Nunan se esquece que os servidores do Detran-DF são concursados, preparados, experientes e defendem com unhas e dentes o órgão porque buscam prestar serviços de qualidade para a população.
“Paula Nunan está deslumbrada com tanto poder na caneta e será preciso uma caneta para acabar com a festa”, disse um servidor que pediu o anonimato por medo de sofrer retaliações.
Servidores aguardam, enquanto investigação prossegue. Afinal de contas, segundo fontes, é preciso fazer uma varredura em todas as ações que foram feitas durante a gestão de Paula Nunan com referência aos gastos com Educação de Trânsito desde que assumiu, para se saber quanto, onde e principalmente quais foram os critérios para aplicação de recursos do Detran-DF.
Para se ter uma ideia, o então DG do Detran-DF, Marcelo Portela, amigo e chefe de Paula, contratou, sem licitação, o Instituto Brasil Adentro para ministrar treinamento para agentes de trânsito. Valor do contrato: R$ 489.417,50!
Mas o curioso é que o próprio DETRAN-DF possui profissionais altamente qualificados e um banco de instrutores credenciados para ministrar as matérias do curso contratado.
O Ministério Público de Contas Junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal pode auxiliar na investigação do que têm ocorrido na Diretoria de Educação de Trânsito sob a gestão de Paula Nunan.
O post Acostumada a cargos no Governo Federal, Paula Nunan derrapa na Diretoria de Educação de Trânsito no DF apareceu primeiro em Donny Silva.