O agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Cláudio Pereira Gonçalves voltou a ser detido, após agredir a companheira e xingar policiais militares de “lixos” e “vagabundos”.
Um vídeo gravado por militares que atuaram na ocorrência registrou o momento em que Cláudio desacatou os policiais. Na gravação, ele aparece algemado, enquanto é levado para um carro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
“Vocês são uns lixos. Vocês são nada. Vocês não têm vergonha de serem omissos?”, disse Cláudio. A situação ocorreu no último dia 10, em um bar de Taguatinga Norte.
Assista:
Em resposta, o policial militar que conduziu Cláudio respondeu que “teria vergonha se estivesse bêbado em um bar batendo na mulher dele”.
Ao que o agente rebateu: “Você é um babaca. Você não tem o que fazer, não? Isso é vergonhoso. Vocês são vergonhosos, vocês são uns lixos. Vai caçar bandido, cara. É vergonhoso a gente pagar um salário para uma pessoa igual vocês [policiais militares]. Eu sou um trabalhador. Você é um merda, um nada. Vocês são todos nojentos. Não me maltrata, hein”.
A PMDF detalhou que uma equipe havia sido acionada para atender a uma ocorrência de violência contra a mulher em um bar de Taguatinga. Depois do desacato, a equipe levou Cláudio para a 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro).
O agente foi autuado por desacato e dano ao patrimônio público pela Corregedoria-Geral da PCDF. Ele passou por audiência de custódia e foi liberado pela Justiça para responder ao processo em liberdade.
Além disso, a Corregedoria da corporação abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta do agente de polícia.
Agressão contra motorista de app
Em abril do ano passado, Cláudio já havia sido detido com a companheira após agredir um motorista de aplicativo e xingar policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (Setor P Sul). Ele chamou os colegas de profissão de “novinhos de merda”, “novinhos lixo” e “otários”.
Cláudio e a esposa dele, Raquel Ferreira de Sousa, precisaram ser contidos na delegacia após se envolverem em uma confusão com um motorista de app, e serem acusados pelo homem de agressão, injúria, desacato, dano e vias de fato.
O casal teria achado ruim o pedido e alegou que não iria pagar pela corrida. No local do destino, os passageiros se recusaram a descer do carro e começaram a agredir o motorista fisicamente com socos, mordidas e arranhões.
Um vídeo gravado pelo próprio condutor mostra o momento da confusão dentro do veículo. Veja:
Já em outro trecho da gravação, Cláudio e a esposa aparecem sendo contidos por policiais civis dentro da delegacia. Em determinado momento, a mulher chega a rasgar a blusa do motorista de aplicativo.
Segundo os agentes de polícia que foram xingados por Cláudio, ele estava muito nervoso e teria recusado a se identificar, precisando ser contido e algemado no chão.
O casal, após ser ouvido, comprometeu-se a comparecer em audiência judicial quanto intimados e foram liberados.