spot_img

Aleitamento materno: nutrição e proteção para o bebê

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires de Lima, explica a importância do leite nos primeiros meses de vida e dá dicas de dieta balanceada para a mãe

Amamentar é muito mais do que alimentar um bebê, é uma interação profunda entre mãe e filho, que interfere diretamente no estado nutricional da criança e ajuda a fortalecer a imunidade e otimizar o desempenho cognitivo e mental. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires de Lima, explica que o leite materno possui componentes imunológicos e anti-inflamatórios que protegem o bebê.

“O leite materno dá proteção contra infecções, diarreia e alergias, diminui os riscos de hipertensão, colesterol alto, diabetes e uma possível obesidade na adolescência”, afirma a nutricionista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que o aleitamento materno tenha início uma hora após o nascimento, e que até os seis meses de vida, o leite da mãe seja o único alimento do bebê – e deve ser oferecido à criança até os 2 anos de idade.

A especialista lembra que a alimentação da mãe afeta diretamente a produção e qualidade do leite, por isso, recomenda aumentar o consumo de alimentos frescos, como frutas, verduras, legumes, leguminosas, além de ovos, azeite e proteínas magras, como peixe e frango. A água também é fundamental. “A mãe precisa beber uma média de 3 litros ao dia, além de ingerir água de coco e chás, e completar a hidratação com alimentos que possuem mais líquido em sua composição, como a melancia, melão e abacaxi”, indica.

Thamires lembra que a amamentação também aumenta o gasto calórico da mãe, portanto, é importante que ela não faça uma dieta restrita em calorias nessa fase. “Um prato rico em nutrientes e colorido sempre será uma boa opção”, diz.

A nutricionista alerta que no período de amamentação, a mulher não deve consumir bebida alcoólica e precisa evitar alimentos processados, ricos em corantes e aromatizantes artificiais. “Biscoitos salgados ou recheados, bebidas açucaradas, achocolatados, sorvetes, chocolates, macarrão instantâneo, embutidos, salgadinhos e cereais matinais açucarados são alimentos que não devem fazer parte da rotina alimentar”, ensina.

Thamires ensina 4 receitas que vão fornecer um bom aporte de energia,nutrientes e hidratação para a mãe na fase da amamentação:

Panqueca de banana

1 ovo
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 banana
1 colher de chá de mel

Modo de preparo:
Amasse a banana com a aveia e misture com o ovo. Despeje em uma frigideira antiaderente ou untada em fogo baixo e tampe. Finalize com o mel.

Smoothie hidratante 

250ml de água de coco
10 morangos ou frutas vermelhas congeladas
1 banana congelada

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Cookies de aveia 

1 banana
2 colheres de sopa de farelo ou flocos de aveia
1 colher de chá de mel
1 colher de sopa de pasta de amendoim integral
2 quadradinhos de chocolate meio amargo

Modo de preparo:
Amasse a banana com a pasta de amendoim, o mel e a aveia,  e acrescente o chocolate picado. Com ajuda de uma colher, modele em formato de cookies e coloque em uma forma untada. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (na metade do tempo vire o lado).

Suco pink 

200ml de água de coco
1 pedaço médio de beterraba
1 fatia média de melancia
1 fatia fina de gengibre ou 1 colher de café de gengibre em pó
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador.

O post apareceu primeiro em .

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS