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Aluno de Taguatinga sobe ao pódio em concurso nacional de redação

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

A escrita é uma ferramenta poderosa que pode mudar perspectivas e emocionar corações. João Pedro Ibiapina, estudante de 17 anos, do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), provou isso ao se destacar na terceira colocação do Concurso Nacional de Redação da SBGG com sua habilidade em usar as palavras para escrever sobre o protagonismo de pessoas idosas.

“Foquei em uma abordagem de que temos de nos moldar para uma sociedade que acolhe mais os idosos, que apesar de não possuírem uma boa condição física nessa idade, ainda são um poço de conhecimento que a maioria subestima”, pontua.

Embora João Pedro não tenha recebido o prêmio máximo – primeira colocação e um notebook, isso não o impediu de sentir orgulho, ainda mais quando se é agraciado com um certificado de honra. “Lembro de receber uma mensagem falando da minha colocação ao chegar em casa de noite. Meus pais e eu comemoramos, pulamos juntos. Até meu cachorro pulou”, brinca o jovem.

Literatura

Fugindo de obras clássicas indicadas para redação como “A Revolução dos Bichos” ou “Vidas Secas”, sua paixão pela leitura, começou aos 13 anos com o romance “Rainha Vermelha”. Foi a partir dali que ele desenvolveu um gosto especial por livros distópicos e de ficção científica, que se tornaram uma fonte de inspiração para seus poemas. “Nunca fui bom em me expressar, e isso refletia nas minhas relações. Essa foi uma forma de conseguirem ver através de mim”, conta ele.

Seus poemas geralmente exploram temas como desilusões, pessoas especiais ou que foram especiais. Como é possível observar na obra autoral “Quando você volta?”: “Quando tudo estava ruim, tinha seus braços para voltar, mas agora onde você está? Por que da sua ida? Quando meu herói se tornou um parasita?”.

A habilidade de João Pedro em escrever não passou despercebida. Ele já havia demonstrado seu talento ao ficar em quarto lugar em um concurso de redação da CRET. Foi então que a professora Erica Correa notou seu potencial e começou a orientá-lo individualmente, ajudando-o a aprimorar suas habilidades em textos dissertativos argumentativos. As dicas da professora foram fundamentais para enriquecer seu repertório e melhorar a estruturação de seus textos.

“Além também de ele ser um excelente aluno nas outras disciplinas. Ele consegue levar para a produção de texto tudo que estuda na matéria em sala de aula, como história, sociologia, filosofia, e fundamentar o estudo na visão crítica dele”, relata.

A professora Érica Correa percebeu a aptidão de João Paulo para a escrita durante uma atividade em sala de aula

Anteriormente, João Pedro sonhava em seguir carreira nas letras, talvez cursando Letras Inglês. No entanto, sua vida deu uma guinada inesperada quando ele iniciou um curso de Tecnologia da Informação (TI) e descobriu uma nova paixão. Agora, ele planeja cursar engenharia de software na Universidade de Brasília (UnB).

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