Após o problema de sinalização no sistema metroviário do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (10/10), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) decidiu interditar algumas estações para embarque e desembarque no horário de pico nesta tarde. A medida começou por volta das 17h.
As estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul estão fechadas e assim permanecerão até que a energia seja totalmente restabelecida. A decisão ocorre por questões de segurança, visto que falta iluminação nos pontos e outros sistemas estão comprometidos.
O trecho que vai até Ceilândia, porém, está reaberto para circulação. Portanto, quem precisa ir até a estação Terminal Ceilândia ou algum ponto anterior, pode utilizar o metrô. Apenas as estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul estão fechadas.
Os trens estão circulando com velocidade reduzida entre as estações Estrada Parque e Ceilândia Sul, e há intervalos maiores entre um carro e outro. A previsão no chamado tronco (trecho entre as estações Central e Águas Claras) é de sete minutos e 30 segundos. “Em Ceilândia e Samambaia, o intervalo poderá chegar a 15 minutos”, afirma o Metrô-DF.
A companhia diz ainda que “lamenta os transtornos, agradece a compreensão e segue trabalhando com equipes de manutenção para o completo restabelecimento do sistema”.
Pane pela manhã
Na manhã de hoje, um problema de sinalização interrompeu a circulação. Os trens sentido Ceilândia estavam seguindo apenas até a estação Praça do Relógio, e os sentido Samambaia, até Furnas.
No caso do Terminal Samambaia e de Samambaia Sul, o problema foi resolvido. As estações voltaram a funcionar às 10h e assim seguem.