Um ato na Praia de Copacabana lembrou, nesta sexta-feira (8), os quase 600 mil mortos pela Covid no Brasil. A ONG Rio de Paz estendeu em um varal na areia, em frente ao Copacabana Palace, 600 lenços brancos.
Até esta quinta-feira (7), segundo o consórcio dos veículos de imprensa, 599.865 brasileiros tinham perdido a vida vítimas do coronavírus.
Com o avanço da vacinação, porém, em setembro mais da metade dos municípios brasileiros não registrou mortes por Covid — o maior índice desde maio de 2020. No RJ, 27 dos 92 municípios não tiveram óbitos no mês passado.
A manifestação da Rio de Paz também é em repúdio ao modo como o governo federal e parte da sociedade vêm tratando a pandemia desde o início da crise sanitária.
Lenços serão levados a Brasília
Os lenços desta sexta serão levados por Márcio Antônio e pela ONG Rio de Paz a Brasília, no dia 19, data de encerramento da CPI da Covid. O material será entregue ao senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI.
“Houve um morticínio no Brasil. Se queremos tirar alguma lição dessa espantosa perda de vidas a fim de que sofrimento como esse não se repita no nosso país, precisamos responder a uma pergunta central: quem são os responsáveis por esta tragédia?”, questiona o presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa.
“Houve insensibilidade por parte do presidente da República, que fez piada com a agonia das vítimas”, emendou.
Fonte: G1.