Parte do teto do Túnel de Taguatinga está sendo preenchida com forro. São placas cimentícias instaladas em armações de aço galvanizado em trechos próximos aos ventiladores. A cobertura é localizada antes e depois dos equipamentos.
As placas cimentícias são instaladas em armações de aço galvanizado em trechos próximos aos ventiladores | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“Essa execução do forro ocorre na região dos ventiladores para combater as turbulências. São forros fixados antes e depois da linha dos equipamentos”, afirma o engenheiro civil e supervisor da obra, Samuel Teles. O teto do túnel é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas.
A execução na laje teve início no começo do mês. Depois de 20 dias, a aplicação está avançada nas duas passagens subterrâneas. Além desse serviço, os túneis ainda recebem arremates em algumas placas cimentícias, acabamentos nas paredes de diafragma e execução de canaletas com tampas.
Ao todo, o Túnel de Taguatinga conta com 52 ventiladores, dos quais 30 ficam no lado do percurso da EPTG (Estrada Parque Taguatinga) até a Elmo Serejo, enquanto 22 estão posicionados no sentido contrário. Os aparelhos têm como objetivo garantir a qualidade de ar no interior da construção.
Considerada a maior obra viária em execução no Distrito Federal, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 37 mil motoristas que transitam pela região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões.
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